Joelho gasto? Veja causas, sintomas e tratamentos que funcionam

Problemas no joelho podem aparecer em diferentes idades. Entenda os sinais e conheça opções que ajudam a reduzir a dor e melhorar a mobilidade. Joelho gasto? Veja causas, sintomas e tratamentos que funcionam Por que nossos joelhos se desgastam? O


Problemas no joelho podem aparecer em diferentes idades. Entenda os sinais e conheça opções que ajudam a reduzir a dor e melhorar a mobilidade.


Joelho gasto? Veja causas, sintomas e tratamentos que funcionam

Por que nossos joelhos se desgastam?

O desgaste nos joelhos, também chamado de artrose ou osteoartrite, é uma doença degenerativa em que a cartilagem, que é a estrutura que reveste os ossos, se desgasta ao longo do tempo. As principais causas são o envelhecimento, em que a cartilagem perde a capacidade de se regenerar, e a predisposição genética familiar. Pessoas com predisposição genética para o desgaste precoce e que fazem uso excessivo do joelho, com exercícios repetitivos e impactos, estão mais sujeitas. Além disso, pessoas com sobrepeso ou que sofreram lesões anteriores nos meniscos ou ligamentos também estão mais sujeitas ao aparecimento do desgaste.

Sinais e sintomas

Os sinais e sintomas do desgaste são dor, inchaço e deformidade, que vão aumentando com o tempo, podendo levar à dificuldade de caminhar e de dobrar o joelho. O desgaste acomete as pessoas em várias idades e em graus diferentes.

Opções de tratamento

O desgaste ainda não tem cura, mas existe tratamento eficaz para aliviar a dor, reduzir a inflamação e melhorar a função do joelho. Dependendo do grau do desgaste e da idade do paciente, existem vários tratamentos que podem ser instituídos. Nos casos mais leves, exercícios de fortalecimento e alongamento muscular, associados à perda de peso e, eventualmente, a analgésicos, podem ser suficientes. Nos casos moderados, o uso de infiltrações com ácido hialurônico, PRP (plasma rico em plaquetas) ou células derivadas da gordura pode ajudar a combater o processo inflamatório, melhorar a dor e retardar o desgaste. Nos casos mais avançados, o bloqueio dos nervos ao redor do joelho pode ajudar a aliviar a dor por alguns meses, ou uma cirurgia com a colocação de uma prótese pode ser realizada, melhorando a qualidade de vida por anos.

Prof. Dr. Ari Zekcer

CRM: 60577 RQE: 46065

Ortopedista, Médico do Esporte e especialista em cirurgia do joelho na Escola Paulista de Medicina – Unifesp

Doutorado na FCM da Santa Casa de São Paulo

Membro das sociedades SBOT, SBCJ, ISAKOS, ICRS





Conteúdo Original

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE