Pavimentação, drenagem, urbanização e espaços de lazer estão entre as entregas previstas já no primeiro trimestre do ano em municípios como São Gonçalo, Itaboraí e Cachoeiras de Macacu.
O Governo do Estado do Rio iniciou 2026 acelerando obras em diversas regiões, com foco em infraestrutura urbana e qualidade de vida. Executadas pela Secretaria de Estado das Cidades, as intervenções incluem pavimentação, drenagem, urbanização e criação de áreas de lazer, com entregas previstas já para os primeiros meses do ano.
Na Região Metropolitana, o município de Itaboraí recebe obras nos bairros Santo Antônio e Aldeia da Prata. As melhorias — drenagem pluvial, asfalto novo e sinalização — devem ser concluídas até o fim de janeiro, beneficiando cerca de 15 mil moradores e gerando 180 empregos diretos e indiretos.
Em São Gonçalo, a expectativa é pela inauguração do Parque RJ, considerado o maior parque urbano do Leste Fluminense, com previsão de entrega até fevereiro. Outra frente importante no município é a urbanização do bairro Bom Retiro, com entrega marcada para março, impactando diretamente mais de 20 mil pessoas.
No interior, Cachoeiras de Macacu também entra na lista com a conclusão da chamada “Expansão B”, que prevê drenagem e pavimentação em paralelepípedo. A intervenção beneficia cerca de 20 mil moradores e tem entrega programada para fevereiro.
Já o recapeamento asfáltico será realizado em dezenas de municípios nas regiões Norte, Serrana, Metropolitana, Baixada Litorânea, Costa Verde, Médio Paraíba e Centro-Sul. As ações alcançam cidades como Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Campos, Nova Friburgo, Cabo Frio, Volta Redonda, Resende e Mangaratiba, com foco na mobilidade e segurança viária.
“Estamos iniciando 2026 com entregas que mostram planejamento e foco nas pessoas. São obras que geram emprego, melhoram a mobilidade urbana e transformam a realidade dos municípios”, disse o secretário de Cidades, Douglas Ruas.
“Nosso objetivo é transformar a realidade das cidades, reduzir problemas históricos como alagamentos e garantir mais dignidade e qualidade de vida para milhões de fluminenses”, afirmou o governador Cláudio Castro.
2026-01-10 08:07:00



