O telhado do tráfico de drogas, em Senador Camará, na Zona Oeste, está longe de ser de vidro. Na Favela do Rebu, bandidos do Terceiro Comando Puro (TCP) cobriram um trecho de 250 metros da Rua São José com telhas de alumínio. E não foi para proteger os criminosos do sol, mas sim do monitoramento aéreo da polícia e das quadrilhas rivais. O “túnel de metal” foi descoberto ontem durante uma operação das polícias Civil e Militar.
- No Recreio: ex-subtenente da PM que fazia a segurança do contraventor Rogério de Andrade é preso
- Violência contra a mulher: crime responde por quase metade dos processos registrados no Plantão Judiciário durante o recesso da Justiça
Traficantes construíram telhado de zinco para impedir monitoramento da polícia por drone em favela de Senador Camará
Imagens do Google Earth mostram que a estrutura metálica começou a ser construída há um mês, quando apenas um pedaço era visível nos registros feitos por satélite. Nas imagens, é possível notar que o telhado foi montado entre casas próximas ao trilho do trem.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2026/i/t/z2iAVaSQCH3kOGgAArAw/113471797-ri-rio-08-01-2026-uma-rua-inteira-coberta-com-estrutura-metalica-e-telhas-de-alumini.jpg)
A cobertura é mais uma estratégia do tráfico para se proteger da polícia, assim como as barricadas que dificultam a entrada das viaturas em comunidades. Sob o telhado, os bandidos do Rebu escondiam cargas roubadas e desmanchavam carros. Um policial militar, que preferiu não se identificar, afirma que o telhado também ajudava na fuga de traficantes:
— Com o drone, a gente consegue ver a rotina deles, acompanhar a venda de armas, de drogas, e a entrada e a saída de traficantes da favela. Com esse telhado, eles não aparecem nas imagens que a gente faz. Fora que, em dia de operação, eles acabam conseguindo fugir mais facilmente pela rua que tem a cobertura.
Resistente, o material do telhado é uma chapa de aço, de alumínio e silício, revestida com zinco. A montagem é rápida, principalmente pelo material ser leve. No entanto, intensifica o acúmulo de calor. No caso do Rebu, afetava diretamente os moradores da rua coberta, que tinham ficado com a casa mais escura durante o dia e menos ventilada.
- Tatuagem em pets, amputação de rabo: estas e outras práticas são proibidas por novo Código de Direito dos Animais do Rio
A ação de ontem, que mobilizou 520 agentes, mirou grupos que roubam cargas e veículos de luxo. Cinco pessoas foram presas. Houve a apreensão ainda de três fuzis e duas pistolas. Sete carros roubados, alguns deles elétricos, foram recuperados. No fim da ação, o telhado foi derrubado pelos policiais.
Na favela, as equipes encontraram ainda um centro de lazer que seria frequentado por bandidos. Uma bandeira de Israel, símbolo usado pelo traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, o Peixão, chefe do TCP no Complexo de Israel, na Zona Norte, estava estendida no espaço.
2026-01-09 06:00:00



