O verão começou há pouco mais de uma semana trazendo muito sol e calor para a capital fluminense e outras regiões do estado. Com a chegada da estação mais popular entre os habitantes do estado, as praias têm ficado lotadas durante os dias e as noites. Diante do cenário com alto fluxo de pessoas, a Polícia Militar está reforçando o patrulhamento na orla.
Nos últimos anos, dias típicos de verão no Rio têm registrado episódios de violência, especialmente nas proximidades de praias da zonas Sul e Sudoeste. Tentativas de assalto, invasões a ônibus e até mesmo brigas entre grupos de pessoas se tornaram flagrantes em diversos bairros da cidade. Para aumentar a segurança da população, a Operação Verão foi iniciada em setembro pela PMERJ.
Entre as medidas adotadas pela corporação, estão o emprego de viaturas, motocicletas, quadriciclos que circulam pela areia e até mesmo aeronaves. Nas praias mais movimentadas, tendas são instaladas e funcionam como pontos de apoio aos policiais e de referência para a população.
O reforço do policiamento é maior na área compreendida entre as praias do Leme e o Pontal, com a utilização de cavalos do Regimento de Polícia Montada (RPMont) e cães do Batalhão de Ações com Cães (BAC). O patrulhamento reforçado também contempla as ruas internas dos bairros das zonas Sul e Oeste.
O policiamento dos corredores estruturais de acesso à orla conta com o reforço de policiais do batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidões (Recom), do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) e do Batalhão de Policiamento Tático de Motociclistas (BTM). As equipes fazem fiscalizações e escoltam coletivos que ligam diferentes zonas da cidade às praias mais populares do Rio.
Equipes do Segurança Presente também recebem reforço para o verão
Comandado pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), o programa Segurança Presente também reforçará o patrulhamento no Centro e na Zona Sul da cidade durante o verão. O reforço começou na quinta-feira (18) e vai acontecer até o dia 1º de março.
As bases Aterro do Flamengo, Botafogo, Centro/Lapa, Copacabana, Ipanema, Lagoa, Laranjeiras e Leblon, contarão com 495 agentes atuando diariamente. Ao todo, serão empregados 54 policiais militares extras e 18 viaturas adicionais, que se somam ao efetivo e à frota já existentes nas bases do Segurança Presente. Com isso, o policiamento vai operar de forma ampliada, especialmente nos fins de semana e em áreas de maior circulação.



