Esta quinta-feira (26) é o último dia para realizar o cadastro obrigatório das embarcações que pretendem navegar em Cabo Frio durante o Réveillon 2026, especialmente para o avistamento da queima de fogos na virada do ano.
A exigência foi adotada pela Prefeitura de Cabo Frio, em apoio à Marinha do Brasil, com o objetivo de ordenar o tráfego aquaviário e reforçar a segurança de passageiros e tripulações durante as celebrações.
Confira como fazer o cadastro das embarcações
O credenciamento vale para todas as modalidades de navegação, incluindo lanchas, barcos e demais meios aquaviários utilizados para transporte de passageiros, esporte e recreio ou aluguel.
No procedimento, devem ser informados dados essenciais, como a identificação do responsável, o Título de Inscrição da Embarcação (TIE), o nome do equipamento náutico e um telefone de contato para o período do Réveillon.
O registro deve ser feito por meio da marina responsável pela guarda ou operação da embarcação. Nos casos em que não haja vínculo com marina, o cadastro pode ser realizado diretamente pelo e-mail institucional da Secretaria Municipal de Turismo: turismo@cabofrio.rj.gov.br.
Restrição parcial das navegações já começa nesta sexta
A operação do Réveillon inclui manobras das balsas que transportarão os fogos de artifício, o que levará à restrição parcial da navegação no canal. Embarcações de passeio, entidades náuticas e operadores turísticos deverão respeitar os avisos das autoridades marítimas e evitar a circulação durante os períodos de manobra.
Nesta sexta-feira (26), as balsas entram pela Boca da Barra e seguem rebocadas até a Terceira Ilha da Gamboa, entre 5h e 14h. Já no dia 30 de dezembro, as estruturas carregadas serão deslocadas da Gamboa até a Praia do Forte, no período noturno, permanecendo nos pontos definidos até o fim da queima de fogos.
A área será sinalizada com boias e terá acesso restrito às equipes de apoio e manutenção.
Por determinação da autoridade marítima, é obrigatória a manutenção de distância mínima de 500 metros das balsas utilizadas no espetáculo pirotécnico. O descumprimento da norma pode resultar em abordagem, autuação e multa.
Reveillón de Cabo Frio é o segundo maior do estado, logo atrás de Copacabana
Cabo Frio terá 15 pontos de queima de fogos, configurando o segundo maior espetáculo do estado do Rio de Janeiro, atrás apenas de Copacabana. O show pirotécnico contará com fogos de baixo impacto sonoro e será realizado a 500 metros da orla, ampliando a segurança do público. A programação da virada inclui ainda um show do grupo de pagode Sorriso Maroto.



