Como acontece todos os anos, alguns vereadores figuram entre os campeões de faltas nas sessões legislativas — e, na Câmara do Rio, não foi diferente. Entre janeiro e novembro de 2025, foram registradas 84 ausências não abonadas, distribuídas entre 30 dos 51 parlamentares, ao longo de 114 encontros.
A vereadora com mais faltas foi a líder do PSOL, Thais Ferreira, com 11 ausências. No entanto, nove delas ocorreram entre outubro e novembro, período em que a parlamentar precisou se afastar da Câmara devido a ameaças de morte e mensagens de ódio recebidas após críticas à operação policial nos complexos do Alemão e da Penha, a mais letal da história do país, que deixou 122 mortos.
‘Todas foram formalmente comunicadas’
“As ausências mencionadas não configuram faltas injustificadas. Todas foram formalmente comunicadas e abonadas pela Câmara, em razão de medidas de segurança decorrentes de ameaças reais à minha integridade e à da minha família, amplamente registradas junto às autoridades competentes e à própria Casa Legislativa”, afirmou a parlamentar.
Thais ressaltou ainda que vai solicitar à Câmara a correção da informação, para que o texto “reflita com precisão os fatos e as justificativas oficialmente reconhecidas”.
“A inclusão do meu nome em listas de ‘faltas’ desconsidera o contexto de violência política de gênero e raça, ignora decisões administrativas já tomadas pela Câmara e produz uma leitura distorcida da realidade”, completou.
Bancadas do PSOL, PSD, DC e Progressistas aparecem na frente
Logo atrás, há um empate entre dois vereadores: Willian Coelho (DC) e o veterano Jorge Fellipe (Progressistas), ambos com sete faltas. Em seguida, aparecem, com cinco ausências, Talita Galhardo (PSDB), Salvino Oliveira (PSD), Renato Moura (MDB) e o agora ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL).
Fechando a lista dos mais faltosos estão William Siri (PSOL), com quatro faltas, e Niquinho (PT), Flávio Valle (PSD) e Atíla Nunes, com três. Todos os demais vereadores registraram duas, uma ou nenhuma ausência ao longo de 2025. Os dados são do Portal da Transparência da Câmara.
Ao analisar por partidos, a bancada do PSOL lidera, com 15 faltas, seguida pelo PSD do prefeito Eduardo Paes, pelo DC e pelos Progressistas, com sete cada. Os tucanos do PSDB, o MDB e o PL aparecem com cinco faltas cada, enquanto o PT fecha a lista, com três ausências no total.
Lista de vereadores da Câmara do Rio com faltas não abonadas em 2025:
- Thais Ferreira (PSOL) – 11
- Willian Coelho (DC) – 7
- Jorge Felippe (Progressistas) – 7
- Talita Galhardo (PSDB) – 5
- Salvino Oliveira (PSD) – 5
- Carlos Bolsonaro (PL) – 5
- William Siri (PSOL) – 4
- Flávio Valle (PSD) – 3
- Tânia Bastos (Republicanos) – 2
- Tainá de Paula (PT) – 2
- Monica Benicio (PSOL) – 2
- Junior da Lucinha (PSD) – 2
- Tatiana Roque (PSD) – 1
- Marcio Ribeiro (PSD) – 1
- Leonel de Esquerda (PT) – 1
- Jorge Canella (União Brasil) – 1
- Gigi Castilho (Republicanos) – 1
- Dr. Rogerio Amorim (PL) – 1
- Deangeles Percy (PSD) – 1



