Estudantes de São João da Barra se destacam e conquistam prêmios na maior feira de ciências do estado

Projetos desenvolvidos por estudantes de São João da Barra ganharam destaque na XIX FECTI – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, considerada a maior feira de ciências voltada para a educação básica fluminense. O


Projetos desenvolvidos por estudantes de São João da Barra ganharam destaque na XIX FECTI – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, considerada a maior feira de ciências voltada para a educação básica fluminense. O evento foi realizado nos dias 13 e 14 de dezembro de 2025, no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ/FAETEC), na capital do estado.

Promovida desde 2005 pela Fundação CECIERJ, a FECTI reuniu, nesta edição, 149 projetos finalistas, desenvolvidos por estudantes de escolas públicas e privadas de diversas regiões do Rio de Janeiro, com a participação de mais de 400 estudantes e 220 professores orientadores. O município de São João da Barra teve participação expressiva, com projetos premiados em diferentes categorias.

Escolas de São João da Barra são premiadas no Ensino Fundamental

No Ensino Fundamental II, projetos de escolas de SJB conquistaram posições de destaque, confira:

2º lugar – Ciências (6º e 7º anos)

Reutilização da fibra da casca do coco verde para filtro de poço artesiano, desenvolvido por estudantes da Escola Municipal Manoel Alves Rangel, sob orientação da professora Jéssica Ferreira Tardin da Silva.

3º lugar – Ciências (8º e 9º anos)

Eco Revitaí: conectando saberes, projeto da Escola Estadual Municipalizada Manoel Ducas de Brito, orientado pela professora Renata Silva Barreto Sales.

IFF São João da Barra conquista dois primeiros lugares

O Instituto Federal Fluminense (IFF) – Campus São João da Barra foi um dos grandes destaques da feira, conquistando dois primeiros lugares em categorias do Ensino Médio/Técnico.

O projeto “SJBots em Ação: Inclusão Social por Meio da Robótica Educacional”, desenvolvido pelos estudantes Marcelo Ecard, Jarbas Manhães e Iago Gama, sob orientação dos professores Jean Carlos Barreto e Allysson Tavares, ficou em 1º lugar na categoria Interdisciplinar.

Já o projeto “SJBytes: A Computação Aplicada no Estudo Climático em São João da Barra”, dos alunos Carlos Eduardo Porto, João Gabriel de Souza e Lucas da Silva, orientado pelos professores Elias Junior e Jean Carlos Barreto, conquistou o 1º lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra (Ensino Médio/Técnico).

Além da premiação, o SJBytes foi selecionado para representar o Estado do Rio de Janeiro na FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, que será realizada em março de 2026, em São Paulo, um dos mais importantes eventos científicos estudantis do país.

Outro reconhecimento de destaque foi concedido aos estudantes Iago Gama e Jarbas Manhães, integrantes do projeto SJBots em Ação, que receberam Bolsa de Iniciação Científica Júnior do CNPq, com vigência de 12 meses ao longo de 2026.



Conteúdo Original

2025-12-16 09:25:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE