– Foto César Ferreira/Divulgação
Guarus tem cerca de 130 mil habitantes (superando a população de várias cidades fluminenses) e alto índice de violência
Foto César Ferreira/Divulgação
Campos – Por iniciativa do secretário estadual de Habitação de Interesse Social do estado, deputado estadual licenciado Bruno Dauaire, o subdistrito de Guarus, em Campos dos Goytacazes (RJ), terá um batalhão da Polícia Militar. A informação é do prefeito Wladimir, que vinha articulando o reforço para a segurança antes de se eleger prefeito pela primeira vez.
Segundo Bruno, a assinatura do decreto de criação do 46º BPM (Guarus), nesta segunda-feira (9), confirma a instalação. A unidade está projetada também para atender o município de São Francisco, que atualmente é atendido pelo 8º BPM (Campos) e onde o índice de violência é considerado alto, principalmente patrocinado pelo tráfico de drogas.
“A notícia é boa não apenas para a sociedade campista, mas, também, a região norte fluminense”, destaca Wladimir. Ele lembra que há muito tempo, juntamente com o secretário, defende o desdobramento da unidade da Polícia Militar: “Lutamos por isso desde quando Bruno foi deputado pela primeira vez e eu fui chefe de gabinete dele”.
“Guarus terá um Batalhão de Polícia Militar que vai atender à margem esquerda da cidade – até o Espírito Santo e São Francisco”, ratifica o prefeito, que agradece ao governador Cláudio Castro e ao secretário de Polícia Militar, Coronel Menezes, por estarem atendendo à reivindicação: “Guarus tem cerca de 130 mil habitantes, superando a população de várias cidades do Estado do Rio de Janeiro”.
COMEMORAÇÃO – Wladimir pontua que, mesmo com a evolução comercial e habitacional nos últimos anos, o subdistrito de Campos é uma região com histórico de altos índices de criminalidade, especialmente homicídios e roubos: “O policiamento é feito pelo 8º BPM, que atende também São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e São Fidélis”.
“Guarus já possui uma delegacia de polícia civil, a 146ª DP”, realça Bruno que confirma: “Liguei para o coronel Menezes e nesta segunda-feira terá a assinatura do decreto criando esse batalhão. A gente lembra a luta em relação à segurança pública, sobretudo de Guarus. O BPM é um batalhão que atende uma área muito extensa, porque Campos é muito grande, além de atender outros municípios”, enfatiza.
O secretário considera o ato desta segunda-feira um motivo para ser comemorado: “Vamos estar juntos para assinatura desse decreto para, enfim, dar início ao tão sonhado batalhão de Guarus e São Francisco de Itabapoana”. Bruno, por meio da secretaria, tem conseguido atender várias demandas na região: “Estou fazendo a minha parte no interesse público, por dever de ofício”.
2025-12-08 12:08:00



