Um dos barcos que seriam utilizados pelos criminosos, segundo a PFDivulgação
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (29) a Operação Narco Vela, que desarticulou uma organização criminosa especializada no envio de cocaína para o exterior. As investigações, iniciadas em 2023, revelaram que o grupo recrutava pescadores para levar drogas até o alto-mar, onde os entorpecentes eram transferidos para embarcações estrangeiras com destino principalmente à Europa e à África.
Até as 11h, 23 pessoas haviam sido presas. Ao todo, estão sendo cumpridos quatro mandados de prisão preventiva, 31 de prisão temporária e 62 de busca e apreensão em cinco estados brasileiros — São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Pará e Santa Catarina — além de três mandados de prisão preventiva no exterior, nos Estados Unidos, Itália e Paraguai.
De acordo com a PF, o grupo utilizava rastreamento por satélite e embarcações de longo curso, como barcos e veleiros, para transportar a droga. A base da operação criminosa ficava na Baixada Santista, mas a rede se ramificava por diversos estados e incluía núcleos responsáveis tanto pela compra da droga nos países produtores quanto pela negociação e logística de envio ao exterior.
A investigação teve início após um alerta da DEA (Drug Enforcement Administration), agência antidrogas dos Estados Unidos, sobre a apreensão de três toneladas de cocaína em um veleiro brasileiro interceptado próximo à costa africana, em fevereiro de 2023. A embarcação foi abordada pela Marinha americana. Outras cargas do mesmo esquema foram apreendidas em águas internacionais pela Guarda Civil Espanhola e pela Marinha Francesa.
Mais de 300 policiais federais e 50 policiais militares de São Paulo participam da operação, autorizada pela 5ª Vara Federal de Santos. Além das prisões, foram apreendidos veículos de luxo, embarcações e grande quantidade de drogas. A Justiça Federal determinou ainda o bloqueio de bens até o valor de R$ 1,32 bilhão.
Até o momento, oito toneladas de cocaína foram apreendidas no curso da investigação.
2025-04-29 16:04:00