O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, sancionou, nesta terça-feira (18), o projeto de lei de incentivo à modernização da frota de táxi de Niterói, o programa Niterói Táxi Novo. A solenidade aconteceu no auditório da Prefeitura de Niterói, com a presença de diversos taxistas da cidade.
O programa tem o objetivo de criar uma linha de crédito especial, com juros de 0%, em benefício dos taxistas cadastrados no Município, para aquisição de veículo novo ou seminovo e, por consequência, a renovação da frota de táxis do município de Niterói.
A iniciativa prevê incentivos financeiros para a aquisição de veículos novos ou seminovos (com no máximo 5 anos de uso), incluindo veículos elétricos e adaptações para o transporte de cadeirantes. Os financiamentos terão prazo de amortização de até 60 meses, carência de até quatro meses e juros de 0% ao ano para o beneficiário, subsidiados pela Prefeitura. A garantia será feita por meio de alienação fiduciária do veículo, com exigência de seguro obrigatório.
“Esse é mais um compromisso que estamos cumprindo. A nossa expectativa é viabilizar, já no primeiro semestre de 2026, o primeiro financiamento a juros de 0% para os taxistas de Niterói. Vamos ter o melhor sistema de táxis do Brasil”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.
Além do prefeito, estiveram presentes na solenidade, o secretário Executivo, Felipe Peixoto; o presidente do Sindicato de Taxistas de Niterói e Região, Celso Wermelinger; o presidente da Câmara de Niterói, Milton Cal; a primeira-dama e gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, Fernanda Sixel Neves; e o líder do governo na Câmara, Binho Guimarães.
O programa Niterói Táxi Novo vai dar preferência à compra em estabelecimentos comerciais de Niterói. “Já estamos em diálogo com concessionárias para poder buscar uma linha direta de parceria com as lojas, visando o fomento da economia local. Também estamos abrindo uma janela importante para a eletrificação da frota, com condições especiais para quem optar por veículos elétricos”, disse o secretário Executivo de Niterói, Felipe Peixoto.
A primeira-dama e gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, Fernanda Sixel Neves, destacou a importância da categoria para a cidade e ressaltou que o momento é de celebração. “Podemos e vamos avançar ainda mais, mas hoje é dia de comemorar o que já alcançamos. Todos ganham: o taxista, a cidade, a população e cada usuário. O táxi é sinônimo de segurança”, afirmou Fernanda Sixel Neves.
Incentivo à troca de veículo – De acordo com o presidente do Sindicato de Taxistas de Niterói e Região, Celso Wermelinger, com esse incentivo de juros a 0%, a tendência é que pelo menos 500 taxistas troquem de veículo.
“Esse projeto vai ser muito importante para a nossa categoria. Com isso, a nossa frota vai ficar novinha, o que vai ser bom também para a população que vai poder andar em um transporte novo. Tenho certeza que vamos ter mais passageiros com essa iniciativa”, analisou Celso Wermelinger.
O taxista Marcos Silva, que atua há 12 anos na profissão, pretende aproveitar o incentivo do Niterói Táxi Novo para trocar de carro.
“Esse projeto é muito bom para nós taxistas, o táxi é a minha ferramenta de trabalho. Então, o Niterói Táxi Novo é excelente, não poderia ser melhor. Principalmente essa taxa zero. Isso vai facilitar a minha troca de carro, se não fosse por isso, provavelmente eu não trocaria nem tão cedo”, contou Marcos.
O presidente da Câmara Municipal, Milton Cal, relembrou que a renovação da frota cumpre um compromisso assumido com a categoria. “Esse avanço dá mais competitividade ao setor e melhora o atendimento aos moradores e turistas. Essa conquista é de vocês”, finalizou Milton Cal.
Foto: Evelen Gouvêa
2025-11-18 19:34:00



