Casto em alta e Lula em baixa: pesquisa Futura/Apex revela contraste político no Rio

Uma nova pesquisa do Instituto Futura, encomendada pela Apex, revela um cenário preocupante para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no estado do Rio de Janeiro. Enquanto o governador Cláudio Castro (PL) colhe frutos de uma imagem positiva,


Uma nova pesquisa do Instituto Futura, encomendada pela Apex, revela um cenário preocupante para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no estado do Rio de Janeiro. Enquanto o governador Cláudio Castro (PL) colhe frutos de uma imagem positiva, alavancada pela operação Contenção, que deixou mais de 100 bandidos mortos, Lula enfrenta forte rejeição e desconfiança entre os fluminenses.

Rejeição em alta e desconfiança econômica

Segundo o levantamento, 48% dos entrevistados avaliam o governo Lula como ruim ou péssimo, contra apenas 31,5% que o consideram bom. A percepção negativa se estende à economia: 50,6% dos fluminenses classificam a situação econômica do país como ruim ou péssima, e o mesmo percentual acredita que o governo federal não tem conseguido controlar a inflação. Apenas 24% avaliam positivamente esses dois aspectos.

Castro lidera aprovação e capitaliza operação policial

Na contramão do Planalto, Cláudio Castro mantém uma imagem sólida: 43,1% o avaliam como ótimo ou bom, enquanto apenas 26,8% têm uma visão negativa de sua gestão. A recente operação policial no Rio, amplamente apoiada por 72% da população, segundo a pesquisa Futura/Apex, reforçou sua popularidade. A atuação de Castro na ação foi considerada ótima ou boa por 59,1% dos entrevistados — desempenho muito superior ao do prefeito Eduardo Paes (PSD), que recebeu avaliação positiva de apenas 29,1%.

Direita avança no cenário eleitoral

O levantamento também aponta vantagem da direita em cenários eleitorais. Em um eventual segundo turno presidencial, Lula fica atrás em número absolutos de Tarcísio de Freitas (REP), Eduardo Bolsonaro (PL) ou Jair Bolsonaro (PL), mesmo este estando inelegível. A rejeição ao petista no Rio de Janeiro é a mais alta entre os nomes testados, atingindo 48,6%, enquanto Jair Bolsonaro tem 33,4%.

Cadeiras do Senado com a direita

Para o Senado, a direita também larga na frente: Flávio Bolsonaro lidera com 38,4% das intenções de voto, seguido por Cláudio Castro com 31,2%. A candidata do PT, Benedita da Silva, aparece em terceiro, com 28,1%, ficando de fora da disputa por uma das duas cadeiras.

A pesquisa foi feita por entrevistas telefônicas com 1 mil eleitores no Rio de Janeiro com 16 anos ou mais, entre 30 de outubro e 3 de novembro. O índice de confiança é de 95% e a margem de confiança é de 3,1 pontos percentuais.

 



Conteúdo Original

2025-11-14 09:09:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE