Apesar do temor da atriz e da rejeição inicial do público, produzir uma continuação de “Avenida Brasil” pode se mostrar um grande acerto por duas razões principais. A primeira delas é comercial. A novela de João Emanuel Carneio ainda permanece muito viva na memória do brasileiro e, uma possível sequência da saga de Carminha, Tufão e Nina, vai despertar o interesse de marcas interessadas em anunciar no intervalo ou em merchandising dentro da trama.
A segunda razão que justifica uma parte 2 de “Avenida Brasil” é mercadológica. A novela foi vendida para mais de 140 países e ganhou um remake na Turquia que foi batizado de “Leyla”, que estreia em novembro no Globoplay Novelas (antigo Canal Viva). A sequência de “Avenida Brasil” deve ser recebida com entusiasmo fora do Brasil e gerar novos negócios para a Globo.
O grande desafio da Globo será produzir uma história que consiga capturar o espírito do tempo tão bem quanto “Avenida Brasil” fez em 2012. Mais do que uma trama bem estruturada e com personagens bem desenvolvidos, o fenômeno de “Avenida Brasil” se deve por ter conseguido fazer uma leitura bem interessante sobre a sociedade no início da década passada.
Se João Emanuel Carneiro repetirá esse feito ainda é cedo para dizer, mas precisamos torcer para que ele entregue, pelo menos, uma novela tão eletrizante quanto foi “Avenida Brasil” ou, no mínimo, algo mais interessante que “Mania de Você”.
2025-11-12 04:30:00



