São Gonçalo: encontro teve como tema a defesa da infânciaDivulgação
São Gonçalo – Buscando se aprimorar cada vez mais, os agentes da Guarda Municipal de São Gonçalo seguem realizando capacitações com foco na entrega de um trabalho de qualidade para a população gonçalense. Na última semana, os agentes da Ronda Preventiva Escolar (Rope), grupamento da Guarda Municipal de São Gonçalo, participaram do workshop ‘Em Defesa da Infância’, da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. O evento aconteceu na Cidade da Polícia, no Jacarezinho, na Zona Norte do Rio.
Durante o evento, foram debatidos diversos temas, como a prevenção e superação de traumas em casos de abuso infantil, como pode ser ampliado o poder de proteger, crimes contra a infância na era digital, a luta contra a pedofilia, dentre outros tópicos. O evento contou com a presença de membros da Polícia Civil, jornalistas, delegados, deputados, promotores de justiça, médicos, peritos, dentre outros profissionais que relataram suas experiências com o tema.
“Esse tipo de capacitação é de extrema importância para os nossos profissionais. A Ronda Escolar se consolida como uma ferramenta de integração entre escola, família e poder público, garantindo mais tranquilidade no ambiente educacional e reforçando o compromisso da Guarda Municipal com a formação cidadã e a cultura de paz. Por isso, entender como lidar com casos de violência ligados às crianças se torna necessário, prestando apoio às vítimas, entendendo os casos ao nosso redor e, principalmente, sabendo ouvir os nossos jovens. Esses pontos são fundamentais para o trabalho de sucesso que vem sendo desenvolvido por esses agentes e que, com certeza, vai ser ampliado com os ensinamentos aprendidos neste dia de workshop com outros profissionais da área de segurança pública”, destacou Ewerton Mendes, comandante da Guarda Municipal.
Ronda Preventiva Escolar – Com ações rotineiras, os agentes do grupamento realizam ações preventivas e visitas periódicas às escolas do município, entendendo a necessidade de palestras e identificando possíveis riscos à segurança, a saúde física e mental dos alunos, apoiando assim, na preservação da ordem local, zelando pela segurança dos serviços, instalações, e segurança dos funcionários e alunos. Entre as práticas aplicadas no dia a dia da Ronda estão apoio pedagógico com palestras e atividades educativas sobre cidadania e prevenção à violência; orientações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assegurando os direitos e deveres dos estudantes; enfrentamento à exploração sexual e à violência doméstica, com encaminhamentos adequados aos órgãos competentes; escuta qualificada para acolher crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
2025-11-11 07:54:00



