O porta-voz do Corpo de Bombeiros, major Fábio Contreiras, deu orientações aos motoristas sobre como agir em situações de incêndio dentro de túneis no Rio. A declaração foi feita nesta quinta-feira (6), no mesmo dia em que um ônibus da viação Real Auto Ônibus pegou fogo, interditando o Túnel Rebouças, no sentido Lagoa, por mais de sete horas. A via já foi reaberta.
O caso ocorreu por volta das 7h10, sem registro de feridos. No entanto, motoristas precisaram deixar o túnel a pé para escapar da fumaça. As chamas foram controladas por volta das 8h30. O elevado Paulo de Frontin, que dá acesso ao trecho, e a Avenida Francisco Bicalho, por onde o tráfego foi desviado, ficaram totalmente congestionados.
Motoristas ficaram desorientados com a fumaça durante o incêndio no Túnel Rebouças
Contreiras informou que o quartel do Humaitá foi acionado e encontrou muitos veículos abandonados por motoristas assustados com o incêndio. Segundo ele, os agentes precisaram orientar algumas pessoas que ficaram desorientadas devido à fumaça e ao pânico instalado na região.
Ele reforçou ainda as orientações sobre como agir diante de situações como essa. Segundo o major, se o motorista estiver fora do túnel e observar fumaça intensa, o ideal é não continuar. “É para sinalizar o veículo, ligar o pisca-alerta, reduzir a velocidade e aguardar a chegada do Corpo de Bombeiros”, explicou.
E se o motorista perceber o incêndio quando já estiver dentro do túnel?
Agora caso o motorista já tenha entrado no túnel durante o incêndio, a recomendação dos bombeiros é não ultrapassar a fumaça e sair imediatamente.
“Pare o veículo, de preferência nas laterais do túnel, e saia imediatamente, usando as paredes como referência para evitar atropelamentos. Não perca tempo buscando pertences pessoais. Se houver muita fumaça, agache-se e procure um ponto com ar mais limpo”, detalhou.
Riscos de manter os vidros fechados e o ar-condicionado ligado
Contreiras enfatizou ainda a importância de não manter os vidros fechados e o ar-condicionado ligado, pois os gases tóxicos da fumaça, como o monóxido de carbono, podem causar sérios danos à saúde, incluindo risco de morte.
“O carro não tem filtro para esse gás. Você pode inalar, perder a consciência, colidir com outros veículos e, em último caso, morrer. É fundamental que as pessoas sigam essas orientações para garantir segurança e evitar vítimas”, alertou.
O Túnel Rebouças será fechado novamente nesta quinta-feira
De acordo com a Prefeitura do Rio, o Túnel Rebouças será fechado novamente a partir das 23h desta quinta-feira para manutenção especial nas galerias, em razão do incêndio de hoje. A reabertura está prevista para as 5h desta sexta-feira (7).
Durante o fechamento, o trânsito seguirá por uma faixa reversível à esquerda, no sentido Centro, em direção à Lagoa. As outras duas faixas funcionarão no sentido Centro. Sinalização específica será implantada para orientar e alertar os motoristas.



