Palmeiras e Flamengo farão a sétima final brasileira da Libertadores

Decisão de 2025 reedita o confronto de 2021 e coloca frente a frente dois dos maiores protagonistas do futebol sul-americano recente; vencedor se tornará o primeiro tetracampeão brasileiro do torneio DELMIRO JUNIOR/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO Palmeiras e Flamengo farão a


Decisão de 2025 reedita o confronto de 2021 e coloca frente a frente dois dos maiores protagonistas do futebol sul-americano recente; vencedor se tornará o primeiro tetracampeão brasileiro do torneio

DELMIRO JUNIOR/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Palmeiras e Flamengo farão a sétima final brasileira na história da Libertadores

A hegemonia brasileira na Copa Libertadores da América terá mais um capítulo escrito em 2025. Palmeiras e Flamengo garantiram suas vagas na grande decisão, marcando a sétima vez na história que dois clubes do país disputarão o título mais cobiçado do continente. A final está agendada para o dia 29 de novembro, um sábado, no Estádio Monumental de Lima, no Peru.

O confronto entre alviverdes e rubro-negros não é apenas mais uma final doméstica, mas a reedição da decisão de 2021, vencida pelo Palmeiras em Montevidéu. Além da rivalidade nos últimos anos, a partida de 2025 tem um peso histórico ainda maior: o campeão se tornará o primeiro clube brasileiro a conquistar o tetracampeonato da Libertadores. Atualmente, ambos somam três títulos cada.

Mas a trajetória das equipes até a final não foi tranquila. O Palmeiras, dono da melhor campanha geral, conseguiu uma virada histórica na semifinal contra a LDU, do Equador, revertendo uma derrota de 3 a 0 com uma vitória por 4 a 0, em São Paulo. Já o Flamengo passou pelo Racing, da Argentina, em um confronto muito disputado nas semifinais.

Apesar das expectativas de uma possível mudança de sede por se tratar de dois times brasileiros, a Conmebol confirmou Lima como o palco da final, mantendo o planejamento de logística, hospedagem e segurança já estabelecido.

Retrospecto de decisões nacionais

A primeira final 100% brasileira na história da Libertadores aconteceu em 2005, com o São Paulo superando o Athletico-PR para conquistar o tricampeonato. No ano seguinte, o Tricolor Paulista esteve novamente na decisão, mas foi derrotado pelo Internacional, que levantou a taça pela primeira vez.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

As finais brasileiras se tornaram mais frequentes na era moderna do torneio. Em 2020, em uma final de jogo único no Maracanã, o Palmeiras venceu o Santos. Em 2021, o próprio Palmeiras derrotou o Flamengo. A sequência continuou em 2022, quando o Flamengo venceu o Athletico-PR. A mais recente, em 2024, viu o Botafogo conquistar seu primeiro título contra o Atlético-MG.





Conteúdo Original

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE