A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Culturas e Utopias, realiza nesta sexta e no domingo (24 e 26/10) a Mostra Cultural Darcy Intérprete das Utopias. O seminário é uma homenagem ao educador e antropólogo que completaria, no dia 26, 103 anos. O evento, que acontece no Cine Henfil, no Centro, sempre a partir das 17h, tem exibição de trechos de filmes, debate e lançamento de livro.
“Darcy dizia uma coisa que é muito importante, que a gente deve carregar sempre na mente, principalmente nós gestores públicos: dizia que quando a gente entendesse a nossa ancestralidade nas suas matrizes étnicas e na sua potência, nós estaríamos construindo a nova civilização tropical. Uma civilização única e potente. Hoje, eu digo para Darcy, onde ele estiver, que essa civilização tropical já começou e foi por Maricá, uma cidade que ele conhecia tão bem”, afirmou Sady Bianchin, secretário de Cultura e das Utopias de Maricá.
Darcy Ribeiro tinha casa em Cordeirinho, um refúgio projetado pelo amigo Oscar Niemeyer e que foi transformado em museu pela Prefeitura de Maricá. Foi lá que Darcy completou sua mais relevante obra para a antropologia e sociologia, o livro “O povo brasileiro”.
Debate
A primeira mesa do seminário, nesta sexta, reuniu os professores Aníbal Júnior e Francisco Teixeira, que conviveram e trabalharam com Darcy e sua obra.
“É importantíssimo revisitar Darcy Ribeiro porque se debruçou em pensar o Brasil, em como a civilização brasileira poderia alcançar o seu potencial, se livrar do atraso. E isso se daria pela educação”, explicou Francisco Teixeira, que conheceu Darcy em 1977, na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, ainda na ditadura.
Aníbal Júnior trabalhou num dos mais relevantes projetos de Darcy, já à luz da redemocratização. Foi escolhido pelo próprio para ser diretor do CIEP número 1. O primeiro de uma série de centros de educação em tempo integral.
“Eu sou o lado ‘fazimento’ do Darcy. Não estou ali na pesquisa, mas na operação e realização dessa utopia. Uma experiência muito intensa e que me conectou com o Aníbal de 14, 15 anos de idade, que decidiu ser professor contrariando o pai médico. Ali na escola eu vi a possibilidade de mudar a realidade, de ajudar a construir essa nova civilização brasileira como dizia Darcy”, revelou para a plateia.
O seminário
O evento começou nesta sexta e tem novo encontro no domingo, quando além de trechos de filmes sobre a obra de Darcy e da mesa de debates o público poderá participar do lançamento de novo livro da mestra Rita Rosa, especialista na obra literária de Darcy.
“São dois dias de seminário para revisitar a obra de Darcy e isso é dar continuidade a tantos projetos, a tantos sonhos que a gente tem na nossa mente nessa questão da realidade da utopia, que passeiam juntos pelo campo da literatura. Neste primeiro dia temos os professores Francisco Teixeira e o professor Aníbal Júnior, que foi diretor do primeiro Ciep construído. No domingo, teremos o Diego Zeidan, Carlos Lupi, Júlio Carolino e o doutor Carolino Santos à mesa e o lançamento do meu livro,” explicou a mestra Rita Rosa
A participação é gratuita e o Cine Henfil fica Rua Alferes Gomes, 390, na altura da esquina com Rua Domício da Gama, no Centro de Maricá. O evento começa às 17h.
2025-10-24 21:36:00







