O vereador Pedro Duarte (Novo), presidente da Comissão de Assuntos Urbanos da Câmara do Rio, solicitou à prefeitura a realização de estudos de viabilidade para a expansão do Veículo Leve sobre Trilhos e Veículo Leve sobre Pneus (VLT/VLP) até o estádio de São Januário e o Mercado Municipal (Cadeg). O objetivo é melhorar o acesso de moradores da região e frequentadores dos dois equipamentos.
O ofício foi encaminhado nesta sexta-feira (24) à Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), empresa da prefeitura responsável por estruturar e gerenciar projetos de parcerias público-privadas (PPPs) e concessões na cidade. O documento também foi enviado ao secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder.
Argumentos do vereador para a expansão do VLT até São Januário
Duarte se apoia em dois acontecimentos recentes para justificar a iniciativa. O primeiro ocorreu durante audiência na Câmara, no último dia 16, quando a prefeitura apresentou um plano preliminar para expansão do sistema VLT São Cristóvão, prevendo cinco paradas e quatro novas estações: São Cristóvão, Leopoldina, Pavilhão de São Cristóvão e Quinta da Boa Vista.
O bairro de São Cristóvão foi incluído na Área de Especial Interesse Urbanístico (AEIU) da Região do Porto por meio de lei complementar, que ampliou o perímetro da Operação Urbana Consorciada. A medida reconhece que a localidade e suas adjacências necessitam de requalificação urbana, considerando sua relevância histórica e localização estratégica.
Na avaliação de Duarte, a inclusão do bairro indica a intenção do Poder Executivo de integrar o modal VLT com equipamentos culturais, turísticos e educacionais da região. Nesse sentido, ainda segundo o parlamentar, São Januário e o Cadeg se enquadram perfeitamente nessa lógica de desenvolvimento urbano e integração de transporte.
Substituição do BRT pelo VLT e VLP
O segundo fator citado por Duarte foi a aprovação, nesta quinta-feira (24), do projeto de lei complementar que autoriza a prefeitura a delegar, via PPP, a implantação e operação de sistemas de transporte de média capacidade (VLT/VLP) nos corredores Transoeste, Transcarioca e na AEIU da Região do Porto, incluindo São Cristóvão. Na prática, trata-se da substituição do sistema BRT pelo de trilhos.
“Assim, tendo em vista que o projeto contempla a AEIU Porto e áreas adjacentes, venho sugerir a realização de estudos de viabilidade técnica e econômica para expansão do sistema VLT/VLP até outros polos igualmente relevantes para o desenvolvimento local: o estádio de São Januário e o Mercado Municipal”, escreveu Duarte no ofício.
Reforma do estádio de São Januário
Por fim, o vereador destacou que a reforma prevista para o estádio do Gigante da Colina aumentará sua capacidade. Cabe destacar que Duarte também representa a Câmara no Conselho Consultivo da Operação Urbana Consorciada de São Januário.
“Sabemos que o estádio está em processo de reforma e ampliação. Hoje, se o acesso e a saída do local já são bastante difíceis, imaginem depois da reforma, quando a capacidade de público subirá de 20 mil para 45 mil, 50 mil pessoas. Será necessário que o transporte público alcance melhor a região, além de atender o comércio e os moradores locais”, afirmou o parlamentar.



