A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Comunicação Social (Secom), promoveu nesta quinta-feira (23/10) o II Ciclo de Diálogos sobre Comunicação – Maricá em Rede. O evento aconteceu no Cine Henfil e contou com a presença dos jornalistas Luís Nassif e Renato Rovai; do secretário de Cultura e das Utopias, Sady Bianchin; além de um público com mais de 140 pessoas, entre jornalistas, publicitários e porta-vozes das secretarias e autarquias municipais.
“Vivemos um ecossistema midiático complexo em que a informação circula por múltiplos canais. A comunicação pública deve ser o farol, contextualizando, esclarecendo e garantindo que a verdade continue com o seu valor”, destacou o jornalista e escritor Luís Nassif.
Já o jornalista Renato Rovai comentou sobre o combate às notícias falsas e o papel da comunicação pública. “A grande missão da comunicação pública é separar a informação que educa da que manipula. Contextualizar é o antídoto contra a desinformação da população”, acrescentou.
A secretária de Comunicação Social, Danielle Oliveira, ressaltou o trabalho de integração da comunicação entre as secretarias e autarquias.
“Passamos por uma mudança de processo junto às secretarias e autarquias que tornou todo o processo de comunicação mais eficiente e transparente. A comunicação integrada que estamos realizando tem participação direta de cada um de vocês. É fundamental trabalhar em equipe para fazer todo o processo de divulgação funcionar”, disse.
Apresentações institucionais
Após a abertura, ocorreu uma sessão com exibições das empresas prestadoras de serviços da Secom. A FSB Holding – reconhecida no mercado como maior ecossistema de gestão de reputação na América Latina – esteve representada pela sócia-diretora de Contas Públicas do Rio de Janeiro, Gabriela Wolthers; pela diretora executiva de Contas Públicas do RJ, Valéria Blanc; e pela diretora de Atendimento da Conta da Prefeitura de Maricá, Sabrina Moraes.
“Tenho orgulho do trabalho que é realizado em parceria com a Secom. Temos a missão de cuidar da informação e construir uma reputação de Maricá como um laboratório de políticas públicas efetivas que impactam no cidadão”, explicou Gabriela.
A rodada também contou com apresentação das empresas Agência Um de Publicidade e Movementes Comunicação.
“A publicidade tem três papéis fundamentais na comunicação pública. Devemos informar os cidadãos, educar e prestar contas dos recursos utilizados. Esse é o nosso papel junto”, explicou Ludmila Canto, vice-presidente da Agência Um.
“Nosso propósito é comunicar de forma leve, descontraída e sem perder a credibilidade. Buscamos uma estratégia de conteúdo sempre alinhada às necessidades do governo. Com isso, conseguimos gerar conteúdo para atender ao nosso cliente”, comentou o diretor de Criação da Movementes, Douglas Carneiro.
2025-10-23 18:36:00



