Caso a entidade decida transferir a partida, a principal alternativa é Assunção, no Paraguai, que já sediará a final da Copa Sul-Americana uma semana antes, em 22 de novembro
A pouco mais de um mês da final da Copa Libertadores, o Peru vive um momento de instabilidade. O presidente recém-empossado José Jerí declarou estado de emergência em Lima e na cidade vizinha de Callao por 30 dias, em meio a uma onda de violência que atinge a capital. Apesar do cenário, a Conmebol decidiu manter, por ora, a decisão do torneio marcada para o dia 29 de novembro no Estádio Monumental, mas afirmou que acompanha a situação de perto em contato com as autoridades locais.
Palmeiras e Flamengo são os dois brasileiros ainda vivos na competição. Na última semana, dirigentes da Conmebol se reuniram com os presidentes Leila Pereira (Palmeiras) e Luiz Eduardo Baptista (Flamengo), além de representantes de LDU e Racing, que completam o grupo de semifinalistas. Segundo apuração, a instabilidade política e a segurança em Lima não foram temas discutidos no encontro realizado na sede da entidade, em Luque, no Paraguai.

Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
O estado de emergência, decretado uma semana antes do fim do período previsto para a final, autoriza o governo a empregar as Forças Armadas no patrulhamento das ruas e a restringir direitos civis, como o de reunião e a inviolabilidade de domicílio. A medida foi tomada em meio ao agravamento da crise política após a destituição da presidente Dina Boluarte, em 10 de outubro, sob a acusação de “incapacidade moral”.
Caso a Conmebol decida transferir a partida, a principal alternativa é Assunção, no Paraguai, que já sediará a final da Copa Sul-Americana uma semana antes, em 22 de novembro. Em 2019, a entidade também precisou alterar o local da decisão: a final entre Flamengo e River Plate foi transferida de Santiago, no Chile, para Lima, por causa de protestos no país. Nas semifinais, o Flamengo enfrenta o Racing nesta quarta-feira (22), no Maracanã, pelo jogo de ida, enquanto o Palmeiras visita a LDU em Quito, na quinta-feira (23). As partidas de volta serão disputadas nos dias 29 e 30 de outubro.
*Com informações do Estadão Conteúdo