Com apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, foi realizado nesta terça-feira (21/10) o lançamento do “Rio de Versos – Festival Internacional de Poesia – Jornada Comemorativa 30ª Edição – Maricá 2025”. O evento, que aconteceu na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Centro do Rio de Janeiro, teve o cantor, compositor e poeta Jorge Mautner como o grande homenageado da noite. Ele recebeu a Medalha Darcy Ribeiro pelo reconhecimento à sua trajetória musical e poética.
Jorge Mautner também fez um pocket show ao lado da cantora Cecília Beraba, cantando algumas de suas obras como “Perspectiva” e “Maracatu Atômico”.
“É uma emoção ser homenageado neste lançamento. Até difícil encontrar palavras para agradecer por essa noite linda. Estou muito feliz e grato pelo reconhecimento”, destacou Jorge, emocionado.
O lançamento aconteceu no Teatro Raimundo Magalhães Jr. e contou com uma mesa composta pelo poeta de longa data e secretário de Cultura e das Utopias, Sady Bianchin, o compositor de poesias e ocupante da cadeira 19 na ABL, Antonio Carlos Secchin, além do ocupante do assento 23 na ABL e escritor Antônio Torres. Após a solenidade, aconteceu um coquetel e confraternização de encerramento do lançamento que será um marco na cena poética nacional e internacional.
A programação também teve a presença dos poetas Salgado Maranhão, Abel Silva e outros autores convidados.
O festival ocorre entre os dias 30 de outubro e 02 de novembro e é realizado pelo Governo Federal e Ministério da Cultura com patrocínio da Petrobras e apoio da Prefeitura de Maricá. Esta será a primeira edição internacional do evento em solo brasileiro, sendo Maricá a cidade-sede, com ampla programação gratuita, distribuída em três palcos na região central do município.
“Conseguimos amadurecer o projeto e levar esta 30ª edição para Maricá. Será um evento recheado de poetas e artistas, além de uma programação diversificada”, explicou o secretário Sady.
O poeta Antônio Carlos Secchin comentou sobre a felicidade em ser convidado para participar do lançamento do festival. “Uma noite histórica para a nossa Academia e tenho certeza que o festival será um sucesso em Maricá”, contou.
Já o escritor Antônio Torres destacou a cidade como referência internacional para a realização de outros eventos do mesmo segmento. “Maricá é uma referência internacional para outras cidades terem um festival de poesia. Estou muito feliz de participar deste momento único”, disse.
Fique de olho
A programação em Maricá receberá diversos poetas de 20 estados do Brasil e de mais de 40 países, sendo 13 deles presencialmente. Trinta poetas irão participar por meio da exposição de Poesia Visual, sendo de 15 países diferentes. Estão confirmados autores e representantes de Portugal, França, Moçambique, Argentina, Cuba, Chile, Estados Unidos, Uruguai, Colômbia, Cuba e México, evidenciando a grandeza do evento.
A poeta Marcela Giannini, que fez uma interpretação do escritor russo Vladimir Maiakovski, ressaltou o impacto do festival para a poesia mundial. “Foi maravilhoso participar deste lançamento. A poesia é uma arte mundial e Maricá está sendo pioneira na divulgação e promoção desta arte. Como poeta, trouxe o Maiakovski para este lançamento e só tenho a agradecer por participar”, disse.
Entre os dias 27 e 30 de outubro, haverá o projeto “Poesia nas Escolas”, com 60 apresentações em unidades da rede municipal de ensino de Maricá. Além do mais, será realizado um plantio simbólico de 101 mudas de Pau-Brasil, em celebração aos 101 anos do Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade.
Palcos
A cidade de Maricá contará com três palcos poéticos localizados na região central do município. Os palcos Tupi Petrobras e Maricá Petrobras ficarão na Praça Orlando de Barros Pimentel, enquanto o Palco Mero Petrobras no Cine Henfil.
As atividades incluem mesas de debate, rodas de conversa, poesia na roda, cinema, shows e homenagens a ícones da poesia brasileira, como Carlos Drummond de Andrade, Cazuza, Antônio Cícero e a própria Cora Coralina, homenageada com exibição do filme ‘Cora Coralina – Todas as vidas’.
As transmissões ao vivo dos principais painéis e recitais vão permitir ao público de todo o país acompanhar o evento. Todas as atividades são gratuitas.
Programação detalhada:
Rio de Versos – Festival Internacional de Poesia
Poesia nas escolas
Apresentações de 60 poesias com convidados do evento nas escolas de Maricá
Data: 27 a 30 de outubro
Programação do festival
30/10 a 02/11 – Programação principal em três palcos abertos ao público:
Palco Tupi Petrobras – Praça Orlando de Barros Pimentel, Centro de Maricá
Palco Maricá Petrobras – Cidade da Poesia – Praça Orlando de Barros Pimentel
Palco Mero Petrobras – Cine Henfil, Rua Alferes Gomes, 390, no Centro de Maricá.
Transmissão: ao vivo dos principais painéis e recitais
DIA 30/10 (quinta)
PALCO TUPI PETROBRAS
16h30 Abertura com o Coral Arandú Mirim (Aldeia Céu Azul)
17h às 18h Narrativas Poéticas – Mesa: “Poesia e Realidade Social”, com Antonio Carlos Secchin, Aristides Alonso, Sady Bianchin e Danielle Oliveira (mediadora)
18h às 19h30 Poesia na Roda – Homenagem aos Grupos Poéticos: Boato, Camaleões, Gang, Mymba Kuera e Teatrote
19h30 às 21h CONVERSOS – “Poesia na MPB”, com Antonio Villeroy, Márcio Borges, Abel Silva e Chris Fuscaldo (mediadora)
PALCO MERO PETROBRAS (Cine Henfil)
18h – Filme “Só dez por cento é mentira” / direção: Pedro Cezar
PALCO MARICÁ PETROBRAS – CIDADE DA POESIA
21h POESIA MUSICADA – Ronaldo Valentim
21h30 Antonio Villeroy, Kleiton e Kledir
DIA 31/10 (sexta)
PALCO TUPI PETROBRAS
15h Poesia e Território – Povo do Livro, Ruasia, Marechal
17h Narrativas Poéticas – “A poética e a estética nas linguagens artísticas” – Milton Cunha, Bill Lundbergh, Regina Vater
18h Poesia na Roda
José de Abreu homenageia Carlos Drummond de Andrade
Com Sérgio Alves, Dei Ribas, Igor Calazans, Manuel Herculano, João Pedro Fagerlande, Lili Balonecker, Edmilson Santini
19h30 às 21h CONVERSOS – “Entre a Música e Poesia,” com Arnaldo Antunes e Sady Bianchin
PALCO MERO PETROBRAS (Cine Henfil)
18h – Filme “O poeta das sete faces” / direção: Paulo Tiago
PALCO MARICÁ PETROBRAS – CIDADE DA POESIA
21h POESIA MUSICADA – Tributo à Cazuza com George Israel e banda
DIA 01/11 (sábado)
PALCO TUPI PETROBRAS
16h Poesia e Território – Povo do Livro, Vozes e Versos, Ruasia e Marechal
18h Poesia na Roda
Gringo Carioca, Clauky Boom, Victor Colonna, Ricardo Tupinambá, Jorge Piri, Sérgio Gramatico Jr., Thiago Mathias, Bayard Tonelli e Pierre Crapez
19h30 às 21h CONVERSOS – “Mulher de Palavra”, com Marcela Giannini e Miriam Alves.
PALCO MERO PETROBRAS (Cine Henfil)
17h – Narrativas Poéticas (Mesa) – “Poesia no samba brasileiro”
Marina Iris, Moacyr Luz, Thiago Prata, Milton Cunha, Gabriela Lopes (mediadora a confirmar)
18h – Filme “Moacyr Luz – O embaixador dessa cidade” / direção: Tarsilla Alves
PALCO MARICÁ PETROBRAS – CIDADE DA POESIA
20h30 POESIA MUSICADA – Moacyr Luz e Samba do Trabalhador
22h – Laffa Alvares e Banda
DIA 02/11 (domingo)
PALCO TUPI PETROBRAS
16h Poesia e Território – Vozes &Versos e Povo do Livro, Carlos Orfeu, Juan Shulz, Karla Julia, Nivaldo Costa, Mano Melo
17h Narrativas Poéticas – “Movimento Poéticos Brasileiros”, com Ademir Bacca, Aroldo Pereira, João do Corujão e Karla Julia (mediação)
18h Poesia na Roda – Jorge Ventura, Delayne Brasil, Artur Gomes, Marisa Vieira, Marcela Giannini, Wanda Monteiro, José Inácio Vieira de Melo e Sady Bianchin
19h30 às 21h CONVERSOS – Alberto Pucheu, Ronaldo Werneck e Salgado Maranhão
PALCO MERO PETROBRAS (Cine Henfil)
18h – Filme “Cora Coralina – Todas as vidas” / direção: Renato Barbieri
PALCO MARICÁ PETROBRAS – CIDADE DA POESIA
21h POESIA MUSICADA – Grupo Céu na Terra
O “Rio de Versos – Festival Internacional de Poesia” é realizado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, com patrocínio da Petrobras. A Lei Rouanet (Lei nº 8.313/1991) é um mecanismo de incentivo fiscal para projetos culturais no Brasil. Ela permite que empresas e pessoas físicas destinem parte do seu Imposto de Renda para apoiar projetos culturais, deduzindo o valor investido no imposto devido. Os projetos devem ser aprovados pelo Ministério da Cultura, seguindo critérios técnicos, e os patrocinadores ficam isentos da responsabilidade pela gestão dos recursos do projeto. Este projeto foi viabilizado pela existência e pelo cumprimento da Lei Rouanet.
2025-10-21 23:31:00