Eduardo Santiago (E) e William Amaral aparecem em vídeo rindo antes da discussãoReprodução/redes sociais
Veja o vídeo:
PM morto por colega postou vídeo rindo minutos antes do crime
Crédito: Reprodução pic.twitter.com/u30LpUVWDI
— Jornal O Dia (@jornalodia) October 20, 2025
Nas imagens, os dois aparecem descontraídos e ouvindo música. Aparentemente após fazer uso de bebidas alcoólicas, a dupla fala alguns palavrões e comentários desconexos, como “resgatar o mano”, que “vai sair de helicóptero igual o Escadinha”, em uma alusão ao resgate de um famoso criminoso nos anos 1980.
Discussão e troca de tiros entre PMs terminam com um morto em Vila Valqueire
Crédito: Reprodução pic.twitter.com/oE7ngo3s1F
— Jornal O Dia (@jornalodia) October 19, 2025
Muito emocionada, a ex-mulher do militar, que não se identificou e com quem ele tinha um filho, contou que William havia sido padrinho do atual casamento de Santiago e que eles costumavam frequentar a casa um do outro. “Agora, meu filho está sem pai, meu filho tem 15 anos. Eles estavam bebendo no bar, estavam bem e do nada aconteceu, ninguém sabe dizer o motivo, porque eles eram amigos”, lamentou a ex-companheira.
Antes do início dos disparos, Santiago ainda tentou impedir a ação de Amaral, também sargento lotado no 40º BPM (Campo Grande): “Amaral, Amaral, ‘tá’ maluco? Sou eu Santiago, ‘mano'”, grita o PM por mais de uma vez. “Eu vou te matar”, responde o outro militar, que atira em seguida. Santiago revidou com sua arma, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Amaral precisou ser levado ao Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo, na Zona Oeste, e foi transferido para o Hospital Central da Polícia Militar, no Estácio, Região Central. Após receber alta médica, será encaminhado à Unidade Prisional da PM, em Niterói, na Região Metropolitana. Ele vai responder processo administrativo que pode resultar na exclusão dos quadros da corporação.
“A Corregedoria segue acompanhando e colaborando com as investigações da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco-IE) (…) O comando da corporação reitera que não compactua com desvios de conduta ou crimes cometidos por seus integrantes, e que atua com rigor na apuração e punição dos envolvidos, sempre que os fatos forem constatados”, afirmou a PM em nota.
2025-10-20 20:09:00