A 99Food iniciou, nesta semana, suas operações de delivery na cidade do Rio e em sete cidades da Região Metropolitana: Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo e Nilópolis. A empresa, controlada pelo grupo chinês DiDi, investiu R$ 350 milhões para retomar a operação de entrega de comida no estado, após dois anos fora do país.
Para conquistar clientes, a 99Food liberou R$ 99 em cupons por usuário e oferta de entrega grátis em pedidos selecionados. Os entregadores podem ganhar R$ 250 por dia ao completar 20 entregas, sendo pelo menos cinco de comida, além de bônus de até R$ 7 por pedido durante o primeiro mês de operação.
A estratégia faz parte de um plano ambicioso de expansão: investir R$ 2 bilhões até junho de 2026, com presença em 100 cidades brasileiras. No Rio, já estão cadastrados cerca de 17 mil restaurantes, incluindo grandes redes como Burger King, McDonald’s, Outback, Abbraccio, Bacio di Latte e KFC. Mais de 50 mil entregadores se registraram na plataforma para atuar na cidade.
Disputa bilionária e entrega por drones devem agitar mercado
Hoje, o iFood domina o mercado brasileiro de delivery, com cerca de 80% de participação, mas a chegada da 99Food no Rio e de outra gigante chinesa vai agitar a competição. A Keeta, aplicativo de delivery do grupo Meituan, prepara sua entrada no país, anunciada para o dia 30 de outubro em cidades-piloto do litoral paulista.
A Keeta aposta em tecnologia e experiência operacional adquirida no mercado chinês, onde é conhecida por realizar entregas por drones e devolver o dinheiro ao cliente no caso de atraso do pedido. No Brasil, a gigante anunciou investimentos planejados de US$ 1 bilhão nos próximos cinco anos, oferecendo até R$ 100 em cupons e descontos de até 60% no primeiro pedido.
Guerra judicial por restaurantes
A rivalidade entre as duas chinesas já se reflete em processos judiciais e ações junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A Keeta acusa a 99Food de práticas anticoncorrenciais, alegando que seus contratos com restaurantes incluem cláusulas que impedem a adesão a mais de duas plataformas, criando um duopólio 99-iFood.
Em resposta, a 99Food entrou na Justiça contra a Keeta, acusando a concorrente de violação de marca registrada e concorrência desleal, justificando que a identidade visual da rival é semelhante à sua.
A Rappi, que atualmente foca na entrega de itens de farmácia e mercado, também entrou na disputa e solicitou participação no processo junto ao Cade, apontando que as cláusulas da 99Food estariam impedindo sua entrada no setor de restaurantes.