Harry Kane brilhou na goleada da seleção inglesa por 5 a 0 sobre a Letônia; espanhóis fizeram 4 a 0 na Bulgária, e a Azzurra ganhou de Israel por 3 a 0, em jogo marcado por protestos pró-Palestina
A Inglaterra garantiu nesta terça-feira (14) sua vaga na Copa do Mundo de 2026 ao golear a Letônia por 5 a 0, em Riga, pela oitava rodada das Eliminatórias europeias. Com dois gols de Harry Kane, além de tentos de Anthony Gordon, Eberechi Eze e um contra de Maksims Tonisevs, os ingleses chegaram a 18 pontos no Grupo K e não podem mais ser alcançados nas duas rodadas restantes. Essa será a 17ª participação inglesa em Copas do Mundo. Campeã em 1966, a seleção volta a garantir presença no torneio de forma antecipada, repetindo o domínio recente nas fases classificatórias.
Enquanto a Inglaterra assegurou a vaga, a Espanha deu mais um passo firme rumo ao Mundial ao vencer a Bulgária por 4 a 0, em Valladolid. Mikel Merino marcou dois gols de cabeça, Atanas Chernev fez contra e Mikel Oyarzabal completou a goleada em cobrança de pênalti. O time de Luis de la Fuente lidera o Grupo E com 12 pontos e 100% de aproveitamento, seguido pela Turquia, que soma nove após golear a Geórgia por 4 a 1.
Já a Itália voltou a respirar nas Eliminatórias com uma vitória convincente por 3 a 0 sobre Israel, em Udine, em meio a protestos e forte esquema de segurança nos arredores do estádio. Mateo Retegui marcou duas vezes e Mancini completou o placar para a Azzurra, que chegou a 15 pontos e manteve vivas as chances de classificação no Grupo I, ainda liderado pela Noruega, com 18.

Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Fora de campo, o jogo em Udine foi marcado por manifestações pró-palestinas. A polícia italiana dispersou manifestantes que tentaram se aproximar do estádio usando jatos d’água. O protesto, que reuniu milhares de pessoas, pedia a exclusão de Israel das competições internacionais e contou com o apoio de centenas de organizações civis.
Publicado por Felipe Dantas
*Reportagem produzida com auxílio de IA