Palácio Tiradentes encanta com visita teatralizada infantil

O evento gratuito, em homenagem ao Dia das Crianças, transformou o tradicional roteiro histórico em uma jornada lúdica – Foto: Thiago Lontra/Alerj Em uma celebração que uniu história, arte e inclusão, o Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado



O evento gratuito, em homenagem ao Dia das Crianças, transformou o tradicional roteiro histórico em uma jornada lúdica – Foto: Thiago Lontra/Alerj

Em uma celebração que uniu história, arte e inclusão, o Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), abriu suas portas para uma visita guiada teatralizada que encantou crianças e adultos. O evento gratuito, em homenagem ao Dia das Crianças, transformou no último dia 10 o tradicional roteiro histórico em uma jornada lúdica com sete personagens que deram vida à trajetória do Parlamento fluminense. Assim, reforçaram valores como liberdade, cidadania e direitos.

Com figurinos vibrantes e coloridos, atores dão vida à trajetória do Parlamento Fluminense – Foto: Thiago Lontra/Alerj

Príncipes, piratas e viajantes do tempo conduzem o público pela história

O Salão Nobre, a Biblioteca, os corredores históricos e o Plenário ganharam novos protagonistas: princesas, heróis, um pirata, um viajante do tempo e contadores de histórias. Com isso, o ambiente histórico ganhou cor e fantasia. Os figurinos vibrantes e as narrativas envolventes apresentaram momentos marcantes da política brasileira e fluminense. Além disso, as encenações reforçaram valores como liberdade, cidadania e direitos.

“Eu gostei da espada dele e também do teto do Plenário. Quero voltar!”, disse Heitor Neves, de 5 anos, encantado com o pirata que conectava o Palácio ao Porto do Rio e à Praça XV. Ao lado da mãe Vanessa e da avó Marisa, a família reviveu memórias e descobriu novas histórias. “Eu virei criança de novo”, emocionou-se Marisa, aos 66 anos, em sua primeira visita ao prédio que completará 100 anos em 2026.

Inclusão e acessibilidade: espetáculo pensado para todos

A visita também acolheu grupos escolares, incluindo crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), como os alunos da Escola Municipal Prudente de Moraes, da Tijuca. A diretora de Cultura da Alerj, Fernanda Figueiredo, destacou o cuidado na criação do roteiro: “Usamos o imaginário infantil para unir o Palácio à ideia de príncipes e princesas, adaptando personagens queridos para mostrar a evolução da Alerj através da magia.”

A equipe do Hiperativos Eventos, responsável pela encenação, preparou adaptações sensoriais para garantir que crianças atípicas também pudessem vivenciar a experiência. “Cada detalhe é pensado para manter a essência do projeto e cuidar da especificidade de cada um”, explicou o diretor Vinicius Brandão.

Entre passado e fantasia, uma celebração que educa e emociona

A visita teatralizada ao Palácio Tiradentes não apenas celebrou o Dia das Crianças, mas também reafirmou o compromisso da Alerj com a educação, a cultura e a inclusão. Dessa forma, a iniciativa transforma o olhar sobre a política e convida os pequenos — e também os adultos — a conhecer o passado para construir o futuro.



Conteúdo Original

2025-10-13 14:30:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE