Os depósitos dos benefícios Renda Básica de Cidadania e Mumbuca Indígena, que somam 16,5 milhões de Mumbucas, foram realizados entre sexta-feira e sábado, o que aumentou a movimentação no comércio.
“Passamos o sábado percorrendo os parceiros, principalmente esses maiores, para verificar se estão aceitando a moeda e se há algum problema. Sempre que possível, resolvemos a questão na hora com nossos técnicos. O pagamento aumenta a movimentação no comércio”, afirmou Matheus Gaúcho, secretário de Economia Solidária.
O secretário e a equipe do banco solucionaram a dificuldade que vinha impedindo, por exemplo, que a Casa do Trayller, no Centro da cidade, um importante fornecedor para pequenos empresários de Maricá, recebesse pagamentos com a moeda social.
“A gente entende que é uma transição e que isso acaba gerando alguma dificuldade nos primeiros dias. Aqui, com a vinda deles, já ficou tudo resolvido. O sistema está funcionando e estou recebendo pagamentos em Mumbuca normalmente. É um sistema melhor, a mudança está valendo a pena”, garantiu Márcia Valéria, responsável pela Casa do Trayller.
Atenção para atualizações
Manuela Mello, diretora-presidente do Banco Mumbuca, participou da visita aos estabelecimentos. Segundo a executiva, a transição de sistema está acontecendo com sucesso e muitas situações podem ser resolvidas sem que o usuário precise ir ao banco.
“Muitas vezes, o que está acontecendo é que o comerciante ou o cliente não estão com o aplicativo atualizado. É importante verificar isso no seu celular. As equipes do banco também estão em campo e prontas para atuar auxiliando no que for preciso para que o sistema funcione normalmente. Quem tiver com problema pode pedir ajuda no nosso WhatsApp, no número (21) 99220-5421”, declarou Manuela Mello.
Supermercado aceita a moeda
Clemilda Oliveira Rosa, moradora de Araçatiba, usou o sábado para fazer compras. Depois de ver que o RBC tinha sido depositado na sua conta na noite anterior, ela foi logo pela manhã para um supermercado no Centro.
“Vim logo para o mercado e consegui fazer compras. Demorou um pouco mais que o de costume, mas acredito que as pessoas ainda estão se acostumando com o novo aplicativo. Então, é compreensível no início. Para mim deu tudo certo. Fiz as compras e paguei com Mumbuca”, comemorou a dona de casa.
2025-10-11 20:15:00