Policiais civis e militares atuam em bairros da Zona Sudoeste para reprimir expansão do Comando VermelhoReginaldo Pimenta / Agência O Dia
Rio – Policiais militares e civis realizam operações, nesta sexta-feira (10), para reprimir o crime organizado em diversos bairros das Zonas Sudoeste e Oeste. As ações acontecem em áreas dominadas pelo Comando Vermelho, que busca expandir o controle nestas regiões. Até o momento, um homem foi preso e dois adolescentes apreendidos.
A Polícia Civil atua, em conjunto com a PM, na Muzema e nas comunidades Morro do Banco, Tijuquinha e Sítio do Pai João, em Itanhangá. Agentes já prenderam um homem e apreenderam dois adolescentes.
Participam da operação na região: policiais dos Departamentos-Gerais de Polícia Especializada (DGPE) e da Capital (DGPC), das Subsecretarias de Planejamento e Integração Operacional (SSPIO) e de Inteligência (Ssinte), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Ao todo, 500 agentes realizam as diligências.
A Polícia Militar informou que equipes do Comando de Operações Especiais (COE), por meio do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHq) estão na Cidade de Deus; no Morro do Jordão, na Taquara; Chacrinha e Bateau Mouche, na Praça Seca; e nas comunidades Caixa D’água e Pendura Saia, no Tanque. Agentes do 14º BPM (Bangu) patrulham a Vila Kennedy.
As ações desta sexta fazem parte da Operação Contenção, uma ofensiva estratégica para conter e atacar o avanço territorial do CV na Zona Oeste e na Zona Sudoeste. O principal objetivo é desarticular a estrutura financeira, logística e operacional da facção, além de prender traficantes que atuam na região.
De abril até esta quinta-feira (9), 98 criminosos foram presos e outros 10 mortos em confronto.
Impactos
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até o momento, 12 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) foram impactadas nas regiões da Cidade de Deus, Gardênia Azul, Jacarepaguá, Praça Seca, Itanhangá e Rio das Pedras.
Na Vila Kennedy, duas unidades precisaram suspender completamente o atendimento para a segurança de profissionais e usuários.
Morte de chefe do tráfico
2025-10-10 07:58:00