É #FAKE que foi detectado metanol em lotes de café
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo alegando que foram encontrados lotes de café contaminados com metanol. É #FAKE.
selo fake
g1
📲 Como isso chegou ao Fato ou Fake?
Leitores enviaram sugestão de checagem pelo nosso WhatsApp: +55 (21) 97305-9827.
🛑 O que mostra a publicação falsa?
O vídeo intitulado “Café contaminado por metanol em todo o Brasil” foi publicado nesta segunda-feira (6) no TikTok e depois se espalhou em outras plataformas, como WhatsApp.
O conteúdo usa inteligência artificial para criar um áudio fake e atribuir à jornalista Renata Vasconcellos, apresentadora do Jornal Nacional, a seguinte declaração mentirosa: “Cafés contaminados com metanol por todo o Brasil. O acidente de fabricação que colocou a saúde em risco. Uma situação alarmante está acontecendo em todo o Brasil. Lotes de café contaminados com metanol estão sendo distribuídos para o consumo. O que parecia ser uma rotina de produção simples acabou se tornando um pesadelo para a população”.
As imagens de fundo que ilustram os vídeos apresentam sinais típicos de conteúdos gerados por IA, como letras e palavras inexistentes nos rótulos e telas.
O conteúdo mentiroso viralizou em meio aos recentes casos de intoxicação por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas no Brasil. O balanço divulgado pelo governo de São Paulo nesta quarta-feira (8) informou que subiu para cinco o número de mortos no estado.
🔍Usado industrialmente em solventes e outros produtos químicos, o metanol é um álcool altamente perigoso quando ingerido. Inicialmente, ataca o fígado, que o transforma em substâncias tóxicas que comprometem a medula, o cérebro e o nervo óptico, podendo causar cegueira, coma e até morte. Também pode provocar insuficiência pulmonar e renal.
⚠️ Por que a publicação é falsa?
Consultado pelo Fato ou Fake, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) afirmou: “Não há registro, recente ou histórico, de contaminação de lotes de café por metanol no Brasil. O café é um produto de origem vegetal submetido a controles oficiais e a práticas industriais que não utilizam solventes ou agentes químicos dessa natureza. Assim, a ocorrência de metanol no café é tecnicamente impossível nas condições normais de produção e processamento”.
A pasta detalha que nenhuma das operações (desde a colheita do café, secagem, torra e moagem até o envase) não envolvem esse tipo de substância.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que “não foi recebida [pelo órgão] qualquer denúncia (fundamentada ou não) que relacione a contaminação por metanol em bebidas não alcoólicas, incluindo refrigerantes, ou em café em pó ou leite”.
Procurado pelo Fato ou Fake para desmentir a contaminação de lotes de Coca-Cola, publicada nesta segunda, o Ministério da Saúde já havia informado que o Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) não recebeu “nenhuma notificação [de intoxicação por metanol] causada após a ingestão de bebida não alcoólica”.
O Fato ou Fake submeteu o conteúdo viral à ferramenta Hiya Deepfake Voice Detector, que detecta áudios fabricados com IA. Resultado da análise: nota 3 (em uma escala que vai de 0 a 100). Um valor baixo como esse indica que o material analisado tem altíssima probabilidade de ser deepfake (técnica de adulteração que permite alterar conteúdos como vídeos e fotos). Além disso, a equipe do Jornal Nacional confirmou que se trata de algo falso.
É #FAKE que foi detectado metanol em lotes de café
Reprodução
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Conteúdo Original
Mega-Sena pode pagar R$ 21 milhões nesta quinta-feira
Mega-Sena Marcelo Brandt/G1 O concurso 2.925 da Mega-Sena pode pagar…