Com informações de Diário do Rio. O Complexo Lagunar da Zona Sudoeste do Rio, que abrange Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes, vai ganhar um novo sistema de transporte público aquaviário: o Lagunar Marítima. O projeto contará com cinco terminais, seis estações e oito linhas. A tarifa será a mesma cobrada em outros modais municipais: atualmente R$ 4,70. A expectativa é que o novo modal transporte 85 mil pessoas por dia, o que além de oferecer mais qualidade de vida e novas alternativas de deslocamento, irá melhorar o tráfego nas principais vias da região, como as avenidas das Américas e Ayrton Senna.
Por meio de uma Parceria Pública-Privada (PPP), realizada pela Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), o Consórcio Lagunar Marítimo venceu a licitação do projeto de concessão. Além disso, o contrato, assinado no último dia 17 e com validade de 25 anos, prevê a implantação, operação e manutenção do novo sistema. O investimento mínimo do consórcio será de R$ 101,6 milhões, que pode ser ampliado.
Prazos para obras e cronograma
Com o contrato já assinado, o consórcio tem até 30 dias para apresentar o cronograma de trabalho. Além disso, terá até 36 meses para construir os cinco terminais obrigatórios: Linha Amarela, Gardênia Azul, Rio das Pedras, Muzema e Jardim Oceânico. Também deverão ser instalados seis píeres: Salvador Allende, Parque Olímpico, Vila Militar, Arroio Pavuna, Barra Shopping e Bosque Marapendi.
Linhas previstas
A primeira das oito linhas planejadas deve começar a operar no ano que vem. Até lá, os barquinhos que levam à Ilha da Gigoia, por exemplo, seguem circulando. As oito linhas são:
Linha 1: Expressa Rio das Pedras – Linha Amarela
Linha 2: Expressa Rio das Pedras – Jardim Oceânico
Linha 4: Expressa Rio das Pedras – Barra Shopping
Linha 5: Muzema – Jardim Oceânico
Linha 7: Linha Amarela – Muzema – Jardim Oceânico
Linha 9: Circular Lagoa de Jacarepaguá
Linha 12: Expresso Gardênia Azul – Jardim Oceânico
A expectativa é que as obras tenham início no primeiro semestre de 2027, passando as etapas de apresentação do plano de implementação, dos projetos básico e executivo e da obtenção de licenças.
Além dessas construções obrigatórias, ficará a cargo do consórcio propor outras linhas, terminais e estações por meio da apresentação do Plano de Implantação Operacional.
Frota de embarcações
A frota de embarcações será padronizada. Cada veículo terá capacidade entre 42 e 120 passageiros, com cabines protegidas da chuva e do vento. Todos os barcos terão assentos estofados e sistemas de navegação regulamentados pela Capitania dos Portos. Além disso, as embarcações terão sinalização para a circulação noturna.
2025-10-02 11:09:00