Cerca de 250 alunos com deficiência da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu emocionaram o público ao transformar a praça de alimentação do Shopping Nova Iguaçu em palco de música, dança e teatro nesta sexta-feira (19). O espetáculo integrou a programação da Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, organizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), e contou com 16 apresentações de 15 escolas.
O evento reuniu coreografias de clássicos de Roberto Carlos, Tim Maia e Gilberto Gil, além de rodas de capoeira, funk, teatro e da exposição “Nosso Jeito de Fazer Arte”, com pinturas produzidas pelos estudantes. Durante a programação, o prefeito Dudu Reina foi presenteado com um quadro feito por um aluno da E.M. Rui Barbosa, apaixonado por dinossauros.
“É um evento muito importante que marca a luta da pessoa com deficiência. A inclusão é necessária no mundo em que vivemos, e ver nossos alunos se apresentando é o que nos motiva a trabalhar cada vez mais por escolas preparadas e profissionais capacitados”, afirmou o prefeito.
Segundo o IBGE, o Brasil tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência, o equivalente a 7,3% da população com dois anos ou mais. Entre elas, estão 2,4 milhões de pessoas com autismo, incluídas pela primeira vez no Censo 2022. Para a secretária de Educação, Maria Virgínia Andrade Rocha, esses dados reforçam a importância de iniciativas de inclusão. “Hoje celebramos a inclusão com alunos mostrando os trabalhos desenvolvidos nas escolas ao longo do ano. É um momento de conscientização e de valorização dos nossos estudantes”, destacou.
Entre os participantes, a experiência foi inesquecível. “Fiquei feliz em estar no palco, dançar e representar meus colegas. Gostei de ver tanta gente assistindo. Também fiquei muito nervosa, mas consegui porque a professora Fernanda estava do meu lado o tempo todo”, contou Vitória Estefani da Silva Carvalho Bitencourt, 13 anos, aluna autista do 8º ano do CIEP Municipalizado 187 – Benedito Laranjeiras.
A gerente de marketing do Shopping Nova Iguaçu, Luciane Treigher, falou da importância em receber eventos como estes. “Ao abrirmos nossas portas para ações inclusivas, contribuímos para uma cidade mais justa, onde todos têm espaço para aprender, se divertir e se expressar”, destacou.
A Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência em Nova Iguaçu começou na segunda-feira (15) e teve atividades como festival esportivo na UNIG, brincadeiras no Junga Park e passeio cultural em Tinguá. O encerramento será neste sábado (20), no Unicirco Marcos Frota.