Alerj inova e lança portal com 12 milhões de documentos históricos do parlamento

Sob a liderança do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar (União), foi lançado nesta quarta-feira (17) o portal do novo Centro de Documentação e Memória Legislativa (CDML), uma iniciativa que marca um


Sob a liderança do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar (União), foi lançado nesta quarta-feira (17) o portal do novo Centro de Documentação e Memória Legislativa (CDML), uma iniciativa que marca um divisor de águas na preservação da história política fluminense. A plataforma digital oferece acesso público a mais de 12 milhões de documentos históricos e contemporâneos, resgatados e digitalizados com tecnologia de ponta, consolidando o compromisso da Alerj com a transparência, a educação e a cidadania.

Tecnologia a serviço da memória

Com uma interface moderna, segura e intuitiva, o portal do CDML permite ao cidadão acessar documentos raros e preciosos do Parlamento fluminense. A funcionalidade de busca avançada e os recursos de acessibilidade, como leitura em Libras, tornam o site uma ferramenta democrática e inclusiva. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Fundação São Francisco de Assis (FSFA) e a Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB).

Palácio Tiradentes bate recorde de público e consolida papel cultural sob gestão de Rodrigo Bacellar

O presidente tem se destacado por promover iniciativas que aproximam o Legislativo da população, investindo em tecnologia, transparência e valorização da memória institucional. O CDML é um marco na história da Alerj. Moderniza a gestão documental da Casa e oferece um canal de conhecimento, pesquisa, educação e cidadania participativa. É uma ponte entre o passado, o presente e o futuro.

Preservação e legado

O CDML não apenas organiza e disponibiliza o acervo legislativo, como também adota práticas sustentáveis e protocolos rigorosos de preservação física e digital. Os documentos contam com certificação digital, garantindo autenticidade e integridade. O processo de digitalização foi realizado com métodos seguros de manuseio e recuperação, assegurando que futuras gerações tenham acesso a esse patrimônio.

Câmara do Rio segue os passos da Alerj e aprova mudanças inspiradas na gestão de Rodrigo Bacellar

Acervo histórico de valor nacional

O acervo da Alerj reúne coleções das esferas Federal, Estadual e Municipal, incluindo os Anais da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, do Congresso Nacional, da Prefeitura do Distrito Federal (até 1960), da Assembleia Legislativa do Estado da Guanabara (até 1975) e do Estado do Rio de Janeiro (de 1975 até hoje). Também estão disponíveis a coleção das Leis do Brasil e processos legislativos desde o período imperial.

 



Conteúdo Original

2025-09-17 15:15:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE