O Palácio Pedro Ernesto recebeu, na última sexta-feira (12), a visita oficial de representantes da cidade de Kaifeng, na China. A comitiva foi recebida pelo vereador Leniel Borel (PL), presidente da Comissão de Combate à Violência Infantil da Câmara Municipal do Rio, para uma reunião sobre cooperação internacional com foco em políticas públicas voltadas à infância.
Durante o encontro, foram discutidas possíveis parcerias entre o Rio de Janeiro e a milenar Kaifeng, cidade com forte vocação industrial, especialmente na área de produção de veículos. Os representantes chineses manifestaram entusiasmo em contribuir com investimentos voltados a crianças de comunidades e crianças atípicas da capital fluminense, além de se mostrarem dispostos a compartilhar tecnologias voltadas à inteligência artificial com potencial uso social.
“Estamos construindo pontes para proteger nossas crianças e buscar investimentos que possam melhorar a vida de quem mais precisa”, afirmou o vereador Leniel Borel. “Receber uma comitiva de uma cidade com tanta história, tradição e força produtiva nos enche de esperança. Vamos propor um projeto de lei para declarar Kaifeng como cidade-irmã do Rio.”
A delegação de Kaifeng foi composta por autoridades e representantes do governo municipal e distrital da cidade chinesa. Participaram do encontro o vice-prefeito Zhang Hongwei; Liu Qi, magistrado executivo adjunto do Condado de Tongxu; Ma Shuai, magistrado executivo adjunto do Condado de Weishi; Zhang Limin, diretor do Escritório do Comitê de Trabalho da Zona de Demonstração de Integração Urbano-Rural de Kaifeng; e Lin Qionglei, tradutor oficial do Comitê de Relações Exteriores do Partido Comunista de Kaifeng.
Durante a visita, o grupo percorreu as dependências históricas da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, conhecendo a sede do Legislativo carioca e sua história.
A visita institucional reforça o interesse da cidade de Kaifeng em expandir laços com o Rio, especialmente em áreas sociais. A expectativa é que, nos próximos meses, novas agendas sejam organizadas para viabilizar cooperações técnicas, culturais e sociais entre os dois municípios.
2025-09-15 12:15:00