Indústria de cosmético adere ao uso de cacau em produtos de beleza
A Natura anunciou nesta segunda-feira (15) um acordo vinculante para venda de operações da marca Avon em países da América Central por US$ 22 milhões, segundo comunicado da empresa.
O acordo para a venda das operações da Avon na Guatemala, Nicarágua, Panamá, Honduras, El Salvador e República Dominicana — reunidas sob a designação Avon Card — foi acertado com o Grupo PDC, empresa de bens de consumo com presença na América Central e no Peru.
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Os US$ 22 milhões (cerca de R$ 117 milhões) correspondem a um valor a receber da Avon Guatemala junto à subsidiária integral da Natura no México, segundo o grupo brasileiro de cosméticos.
Sobre o desinvestimento dos negócios reunidos na Avon Internacional, a Natura afirmou que o ativo segue “mantido para venda” e que a empresa continua “explorando alternativas estratégicas” para ele.
A venda da Avon Card, “apoiará o esforço da Natura para otimizar suas operações e simplificar seus negócios, além de posicioná-la para continuar focada na integração da Natura e da Avon na América Latina”.
Segundo a Natura, a empresa seguirá fornecendo produtos acabados para a Avon Card e continuará atuando como licenciadora da marca Avon na região. A conclusão da venda está prevista até 30 de outubro.
A compra da Avon pela Natura
Em maio de 2019, a Natura anunciou a aquisição da Avon Products em uma operação de troca de ações (all-share merger), avaliando a Avon em US$ 3,7 bilhões (aproximadamente R$ 19 bilhões).
A transação excluiu as operações da Avon na América do Norte e Japão.
Com a conclusão da compra, em janeiro de 2020, foi criada a holding Natura &Co, reunindo as marcas Natura, Avon, The Body Shop e Aesop, tornando a Natura o quarto maior grupo de beleza do mundo, com um valor de mercado de aproximadamente US$ 11 bilhões.
Após a fusão, a Natura &Co passou a ter presença em mais de 100 países, com mais de 6,3 milhões de representantes e consultoras, e um faturamento anual superior a US$ 10 bilhões.
Em 2023, a Natura &Co vendeu a marca Aesop para o grupo L’Oréal por US$ 2,5 bilhões e, posteriormente, a The Body Shop para o fundo Aurelius por £ 207 milhões, concentrando as operações da Natura e Avon na América Latina.
Atualmente, a Natura continua explorando alternativas estratégicas para os ativos da Avon Internacional, que abrangem regiões fora da América Latina.
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