Quando os investigadores do assassinato de Charlie Kirk encontraram um rifle de ferrolho perto do local onde ele foi baleado em um campus de Utah, eles disseram que também encontraram estojos rabiscados com o que pareciam ser mensagens misteriosas. Uma delas dizia: “Ei, fascista! PEGA ESSA! (símbolo de seta para cima, símbolo de seta para a direita e três símbolos de seta para baixo)”, de acordo com um depoimento apresentado na sexta-feira em um tribunal de Utah.
- ‘Cruéis, horríveis’: Trump minimiza a ‘direita radical’ nos EUA e afirma que problema do país é a esquerda
- Ataques frequentes: Morte de influenciador Charlie Kirk marca nova rotina de violência política nos EUA
Se a referência ao fascismo parecesse direta, as setas provavelmente seriam compreensíveis apenas para certos subconjuntos de jogadores. Elas parecem se referir ao popular videogame Helldivers 2 e sua sequência de movimentos de controle para liberar uma bomba poderosa.
“É uma piada na comunidade Helldivers que você pode encerrar qualquer argumento com o qual discorda apertando ‘^ > vvv’ e explodindo tudo”, disse Steve Iannelli, 38, engenheiro mecânico e jogador experiente do jogo que mora em Baltimore, em um e-mail.
As mensagens, que as autoridades acreditam ter sido gravadas pelo suspeito, são algumas das poucas pistas conhecidas sobre suas possíveis motivações. Na noite de quinta-feira, prenderam Tyler Robinson, um jovem de Utah de 22 anos, e o acusaram de matar Kirk.
- Hunter Kozak: TikToker progressista viu Charlie Kirk ser morto diante de si ao questioná-lo
Autores de atos violentos de grande repercussão frequentemente usam essas mensagens para comunicar suas convicções. E em alguns dos ataques mais violentos da última década, os jovens atiradores usaram a cultura de pequenos fóruns na internet para tentar justificar seus ataques e atrair os grupos de nicho que acreditavam que aprovariam suas ações.
As mensagens encontradas — incluindo piadas pueris e uma referência a uma canção italiana popular, Bella Ciao — estão enraizadas naquele estilo de comunicação codificado dos que estão habitualmente on-line.
Até mesmo a referência ao fascismo tem um eco claro em Helldivers 2, um jogo satírico de ficção científica em que o jogador luta contra uma invasão alienígena em nome de uma Terra governada por um governo fascista velado.
- Contexto: Quem é Charlie Kirk, chefe da Turning Point USA (TPUSA), principal organização conservadora juvenil dos EUA
Mas essas mensagens são difíceis de analisar. Piadas internas e referências na internet são coisas escorregadias, frequentemente empregadas com múltiplas camadas de ironia. Isso deixou muitos americanos tentando decifrar as mensagens enigmáticas: Robinson era um homem de esquerda, de direita ou algo completamente diferente?
Em uma entrevista coletiva na manhã de sexta-feira, o governador Spencer Cox, de Utah, um republicano, disse que a frase “ei, fascista! PEGA ESSA!” demonstrava claramente a intenção do atirador.
— Acho que isso fala por si — disse ele.
- Homenagem póstuma: Em evento em memória ao 11 de Setembro, Trump anuncia que vai homenagear Charlie Kirk com a mais alta honraria civil dos EUA
Mas mesmo essa mensagem, que muitos da direita acreditavam colocar Robinson na extrema esquerda, pode não ser um indicador confiável das convicções políticas do suspeito.
— É muito difícil mapear uma ideologia política nessa mistura de referências a videogames e dicas de diferentes subculturas da internet — afirmou Emerson Brooking, membro do Atlantic Council, um think tank de relações internacionais, e ex-assessor de ciberpolítica do Departamento de Defesa.
O uso de linguagem do mundo on-line por agressores não confirma que atores violentos sejam influenciados por videogames. A posição da Associação Americana de Psicologia é de que não há “evidências científicas suficientes para sustentar uma relação causal entre videogames violentos e comportamento violento”.
Mas o uso da linguagem diz algo sobre a ubiquidade da cultura dos jogos on-line. Uma pesquisa recente da Pew revelou que 85% dos adolescentes americanos jogam videogame, com 40% se considerando “gamers”.
Em alguns casos, os agressores se explicaram claramente. Em 2019, quando um atirador abriu fogo contra mesquitas em Christchurch, Nova Zelândia, matando 51 pessoas e ferindo dezenas, ele publicou um manifesto que citava memes populares de extrema direita. Contendo retórica nacionalista branca, insultos islamofóbicos e um copypasta — um discurso copiado e colado várias vezes —, o manifesto foi criado para atrair uma comunidade marginalizada. Tanto a transmissão ao vivo do ataque quanto o manifesto foram vistos milhões de vezes e continuam sendo publicados em fóruns on-line até hoje.
Três anos depois, em maio de 2022, quando um atirador matou 10 pessoas em Buffalo, Nova York, ele também postou um discurso, descrevendo como se inspirou no tiroteio de Christchurch e citando alguns dos mesmos memes.
Até a noite de sexta-feira, muito sobre Robinson e seus motivos permaneciam obscuros. Ele está registrado para votar em Utah, mas não é filiado a nenhum partido político e nunca votou em uma eleição, de acordo com o Escrivão do Condado de Washington.
Em uma entrevista na sexta-feira, Adrian Rivera, 22, que fez um curso de marcenaria com Robinson, disse que estava interessado em “coisas aleatórias de nerd”, chamando-o de “um cara muito fã de Halo” e observando que ele gostava de jogar Call of Duty e outros jogos de tiro.
Rivera disse não saber se Robinson tinha visões políticas. De acordo com o depoimento, os investigadores entrevistaram um de seus familiares, que afirmou que Robinson havia “se tornado mais político nos últimos anos”.
Por meio de entrevistas com um parente e um colega de quarto, os investigadores também descobriram que o suspeito havia criticado Kirk pouco antes do ataque, disse o governador Cox.
As mensagens não são muito mais reveladoras.
Uma das mensagens, “Tem um volume aí, OwO, o que é isso?” (em tradução adaptada) é frequentemente usada para zombar de participantes em comunidades de RPG on-line. Outra mensagem dizia: “Se você leu isto, você é GAY, rsrs”, com um tom que sugere um tipo de humor insultuoso e infantil comum em fóruns de discussão da internet.
Depois, havia a mensagem que dizia: “O Bella ciao, Bella ciao, Bella ciao, Ciao, ciao!”, provavelmente uma referência à popular canção folclórica italiana “Bella Ciao”. Popularizada como um hino antifascista na Itália após a Segunda Guerra Mundial, ela ressurgiu globalmente nos últimos anos por causa de sua inclusão na série de sucesso da Netflix “La Casa de Papel” e em videogames, incluindo o jogo de tiro em primeira pessoa Far Cry 6 .
A música ainda é conhecida como antifascista. Foi cantada como protesto no ano passado por membros progressistas do Parlamento Europeu durante uma visita de Viktor Orbán, o primeiro-ministro de extrema direita da Hungria.
Mas várias pessoas notaram na sexta-feira que uma versão aparece em uma playlist do Spotify destinada aos Groypers, os seguidores de Nick Fuentes, o nacionalista branco que ocupa um espaço político à direita e em oposição a Kirk.
Enquanto as pessoas debatiam o significado das referências, Brooking refletiu que a discussão poderia equivaler a uma missão cumprida para um troll.
— O espetáculo tem que ser o ponto principal — disse.
2025-09-13 13:23:00