A atriz e rainha de bateria Quitéria Chagas abriu o coração ao falar sobre os últimos momentos ao lado do marido, Francesco Locati, que morreu em fevereiro de 2023, aos 57 anos, vítima de um câncer raro. O italiano, com quem foi casada por 14 anos, pediu que ela voltasse à Itália, onde o casal morava. A artista estava no Rio de Janeiro para desfilar na escola de samba Império Serrano.
“Ele falou, olha, o exame deu isso. Eu não estou bem. O médico falou que eu tenho que ser internado. Você precisa voltar, trocar passagem. A minha cabeça ficou complexa, perturbada, tanto que eu tinha um compromisso até para desfilar na Viradouro. Eu não tive cabeça, não consegui depois pedir desculpas para o Calil”, recordou a atriz, durante sua participação no “Pod Isso Karen?”, apresentado por Karen Lopes.
Veja as fotos





Leia Também
Novo amor! Quitéria Chagas engata namoro com empresário
O pioneirismo de Quitéria Chagas: trajetória da rainha de bateria vai virar livro
Quitéria Chagas celebra mulheres negras sambistas e revela próximos projetos
Quitéria também se lembrou de ter questionado o marido sobre não ter contado a ela o quanto estava doente. Francesco foi diagnosticado com câncer neurointestinal. “Por que você não escondeu isso de mim? Por que você não falou? Ele disse que não queria me atrapalhar e que ficaria bem. Ele não tinha noção do que era. A gente não tinha um diagnóstico ainda total. E a minha filha viu ele muito magrinho. Passou por essa fase toda. Cheguei e ele estava já amarelo porque a bilirrubina aumenta e o fígado já começa a entrar num processo ruim. Aí eu falei: ‘Você tem que se internar agora. Você não pode ficar assim’”, fala.
A famosa revelou ainda que o hospital italiano demorou a fornecer o diagnóstico final: “Eles têm um processo completamente diferente. E eu não entendia sobre isso, porque a minha ideia de Europa, a saúde, todos os equipamentos, é melhor do que o Brasil. Aquela história em que a gente tem essa ilusão. E eu fui ver a realidade ali, nua e crua, ao vivo. Só depois que eles me contaram do diagnóstico, que não iam me contar, nem para mim nem para ninguém, mas eu pressionei e fui até o diretor do hospital”.
O marido chegou a pedir eutanásia, o que não foi possível de ser realizado na Itália. “Ele falou, amor, se eu por um acaso tiver algo degenerativo e ficar inválido, eu quero a eutanásia. Eu não quero morrer agonizando. Infelizmente, lá era impossível isso. Ele teve que morrer da maneira que não queria e eu tentei dar o suporte máximo possível. Mas você pode ter certeza que você deu o seu melhor. Eu dei o meu melhor. Ele me agradeceu antes”, destacou Quitéria.
Após a morte de Francesco, ele pediu que a mulher voltasse ao Brasil e refizesse a vida. “Vai viver a sua vida, desapega de mim e vai viver. Foram as coisas mais lindas que eu ouvi. Ele disse: eu te amo. E eu estou seguindo. Isso me fez reerguer também. Me fortaleceu muito. E foi, assim, uma coisa que eu nunca imaginei viver e ver, porque ele parou de respirar na minha frente. Eu sozinha. Ele sem respirador, sem nada, mesmo eu tendo pedido para o hospital, mas eles não colocam. Assim, eu passei um filme de terror. E tive que ser forte ainda depois disso”, revela a rainha de bateria.
Quitéria Chagas e Francesco Locati são pais de Elena, de 9 anos atualmente. Em julho de 2025, a atriz assumiu publicamente o namoro com o empresário, jornalista, publicitário e radialista Sérgio Pitta.