Foi detectada a substância 19-norandrosterona, um asteroide anabolizante, em exame realizado em julho, durante o Ranking Series de Budapeste, na Hungria
Décima colocada no ranking mundial de wrestling na categoria até 76 kg, estilo livre feminino, Thamires Machado testou positivo em um exame antidoping e desfalcará a seleção brasileira no Campeonato Mundial da modalidade, que será realizado deste sábado (13) até o próximo dia 21.
A Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) informou que a atleta de 25 anos está suspensa preventivamente pelo Programa de Controle Antidoping desenvolvido pela United World Wrestling (UWW), entidade que regula o esporte, em parceria com a organização Internacional Testing Agency (ITA).
Foi detectada a substância proibida 19-norandrosterona, um asteroide anabolizante, em exame realizado em julho, durante o Ranking Series de Budapeste, na Hungria, no qual a brasileira conquistou a medalha de ouro. Segundo a CBW, Machado optou por não entrar com recurso para solicitar a contraprova da testagem – o prazo se encerrou em 25 de agosto.
“A direção da CBW lamenta profundamente o ocorrido, que vai inteiramente de encontro às diretrizes éticas da Confederação e foge do seu controle completo”, afirmou a Confederação Brasileira de Wrestling, em nota. “A CBW ressalta que está dando todo o suporte técnico e pessoal à atleta, para que ela possa atender todas as solicitações das entidades reguladoras, além de refletir da melhor maneira sobre os rumos da sua carreira esportiva.”

Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Thamires Machado vinha se destacando como um dos principais nomes do Brasil no wrestling e era a principal esperança de medalha do país no Mundial. Além do ouro em Budapeste, a atleta levou a medalha de prata no Campeonato Pan-Americano, realizado do México, em maio. Ela aguardará o julgamento, sem prazo definido, que definirá a penalidade a que será submetida.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Nátaly Tenório