A Prefeitura de Maricá, por meio da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou nesta sexta-feira (29/08) o Centro de Vacinação Integrada (CVI), localizado na Avenida Roberto Silveira, 46, no Centro, próximo à rodoviária. O espaço passa a concentrar diversos serviços de imunização e conta com uma sala exclusiva para o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a partir de agendamento prévio pelo número (21) 96795-0239, garantindo um ambiente humanizado e mais acolhedor para a aplicação das vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação.
O CVI disponibilizará vacinas de rotina e outros imunizantes específicos. Entre eles, está a aplicação da BCG para o público em geral, que protege contra formas graves da tuberculose e deve ser tomada, preferencialmente, logo após o nascimento. A vacinação com esse imunizante será realizada às terças, quartas e sextas-feiras, das 8h às 12h. Além disso, no espaço, também será disponibilizada a vacinação antirrábica humana, que acontece de segunda a sexta-feira por livre demanda, além dos sábados, até às 14h, sendo um diferencial no município.
Já o atendimento de vacinas especiais deve ser solicitado na Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, com agendamento no próprio centro, sempre às segundas e quintas-feiras. Após a liberação do imunobiológico pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), a equipe do Centro de Vacinação fará contato telefônico com o usuário para agendar a aplicação, que poderá ocorrer no próprio centro, na sua USF ou em domicílio. Também será realizado o agendamento de imunoglobulinas para gestantes e mulheres com relato de aborto (Coombs negativo).
O secretário de Saúde de Maricá, Marcelo Velho, ressaltou a relevância do novo espaço para a população.
“O Centro de Vacinação Integrada busca atender quem mais precisa e representa a intensificação da imunização no nosso município. Isso permite que as pessoas, principalmente com TEA, possam ter mais acesso às vacinas e à atualização da vacinação. Esse é um avanço importante na humanização do cuidado, oferecendo mais conforto e acesso a serviços essenciais”, afirmou.
A superintendente de Vigilância em Saúde de Maricá, Daniella Bittencourt, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento contínuo da imunização no município, principalmente das pessoas com TEA.
“Esse novo espaço permite acessar pessoas que ainda não conseguimos trazer para as salas de vacinas da Atenção Primária, principalmente casos de resistência. Aqui, temos uma sala com aspectos mais humanizados e acolhedores, conseguimos alcançar esse público, fortalecendo a vacinação e a atualização do calendário”, acrescentou.
Atendimento qualificado e acolhedor
O diferencial do espaço é a sala de atendimento exclusivo para pessoas com TEA, que terá dias reservados para vacinação, sempre às terças e quartas mediante agendamento prévio. A organização prevê intervalos de uma hora entre cada usuário, permitindo uma rotina mais tranquila e adaptada às necessidades desse público.
O Centro de Vacinação Integrada também realizará visitas domiciliares para imunização em casos graves, em parceria com a Atenção Primária à Saúde. Os atendimentos serão voltados a pessoas com TEA severo restrito ao domicílio, pacientes acamados, usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) e solicitações do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD/Melhor em Casa).
2025-08-29 17:41:00