Maricá promove seminário em celebração aos 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão

Foto: Clarildo MenezesA Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Inclusão, promoveu nesta terça-feira (26/08) o 1° Seminário pela Inclusão: Maricá e os 10 anos da LBI. O encontro foi realizado no auditório



Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Inclusão, promoveu nesta terça-feira (26/08) o 1° Seminário pela Inclusão: Maricá e os 10 anos da LBI. O encontro foi realizado no auditório da CODEMAR, no Centro, e reuniu participantes em um espaço de diálogo sobre inclusão, acolhimento, empatia e equidade, celebrando os avanços conquistados a partir da Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015).

A secretária da Pessoa com Deficiência e Inclusão, Tatiana Castor, enfatizou o papel do seminário como um marco para a cidade. “A gente quer que as pessoas ouçam o que as pessoas com deficiência têm para falar. É um marco para a nossa secretaria, para a nossa cidade e para as pessoas com deficiência. É um dia de troca, aprendizado e construção conjunta”, destacou.

A doutoranda em Antropologia pela UFF, Olga Maria, integrante da Frente Nacional de Mulheres e do Movimento Nacional de Pessoas com Deficiência do Fórum Social Mundial, foi uma das palestrantes convidadas. Na apresentação, destacou a trajetória política das pessoas com deficiência e os avanços do Estatuto da Pessoa com Deficiência (LBI).

“A inclusão é fundamental para que todas as pessoas com deficiência tenham seus direitos garantidos. Então, realizar esse momento de reflexão sobre a importância da inclusão é essencial para que a cidade possa tratar as pessoas com deficiência com dignidade e igualdade de condições”, afirmou.

Olga reforçou, ainda, que o Brasil possui uma das legislações mais avançadas do mundo no tema, embora muitos artigos ainda não tenham sido regulamentados. “A nossa lei, apesar de muitos artigos não estarem regulamentados, é uma das mais avançadas internacionalmente, porque garante direitos em diversas áreas da sociedade. O que nós, pessoas com deficiência, esperamos da sociedade é que o que está escrito na lei seja garantido, para que a nossa existência seja realmente inclusiva”, completou.

A programação também contou com uma apresentação do representante da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Inclusão e integrante do grupo inclusivo de dança Expressa, Daniel Rangel, que destacou a importância do protagonismo das próprias pessoas com deficiência no debate.

“Nada melhor do que falar sobre nós mesmos. A LBI vem garantindo o direito da pessoa com deficiência de ser parte da sociedade ativa. A importância desse seminário é fazer com que o público da nossa cidade tenha ciência dos seus direitos e possa contribuir ativamente para o desenvolvimento da nossa Maricá”, disse.

Já a assistente social Jô Tavares, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) da Fiocruz, ressaltou o caráter transformador da iniciativa. “Esse é um seminário em que todas as pessoas deveriam participar, porque é de extrema importância. Somos uma população muito grande e, muitas vezes, invisibilizada. Estamos aqui hoje para nos mostrar, porque devemos e temos que estar em todos os lugares”, declarou.

A subsecretária da pasta, Juliana Santos, ressaltou que o evento fortalece o processo de consolidação da secretaria. “Esse espaço é muito importante para a construção da nossa secretaria. Estamos fazendo um trabalho de construção e aprendizado, para podermos dar voz aos que não têm e lutarmos sempre por visibilidade e uma cidade cada vez mais inclusiva”, completou.

Foto: Clarildo Menezes
Foto: Clarildo Menezes
Foto: Clarildo Menezes
Foto: Clarildo Menezes
Foto: Clarildo Menezes
Foto: Clarildo Menezes
Foto: Clarildo Menezes



Conteúdo Original

2025-08-26 13:09:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE