MinC inicia mapeamento para criar Rede de Salas Públicas de Cinema

Ampliar e democratizar o acesso à produção audiovisual brasileira e também direcionar os recursos da Lei Paulo Gustavo para a manutenção de salas de cinema. Esse é o objetivo principal de uma chamada pública que está sendo realizada pelo Ministério


Ampliar e democratizar o acesso à produção audiovisual brasileira e também direcionar os recursos da Lei Paulo Gustavo para a manutenção de salas de cinema. Esse é o objetivo principal de uma chamada pública que está sendo realizada pelo Ministério da Cultura para o mapeamento de espaços de exibição de filmes.

Esta é a primeira etapa para a criação de uma Rede de Salas Públicas de Cinema. Com esse levantamento, feito por meio da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, será possível saber onde estão e quantos são os espaços de exibição geridos por instituições federais como universidades, museus e espaços culturais. 

O formulário online para cadastro que irá coletar informações detalhadas sobre a infraestrutura, o modelo de gestão e a programação desses locais já está disponível na plataforma Mapas da Cultura, que é o espaço virtual que concentra os editais e oportunidades do Ministério. O formulário pode ser preenchido até o dia 19 de setembro. O endereço é mapa.cultura.gov.br/oportunidade.

A partir dos dados coletados, o Ministério da Cultura poderá desenvolver ações mais eficazes para a adaptação e modernização de salas, além de incentivar a integração e a capacitação dos exibidores. A iniciativa se inspira em experiências bem-sucedidas como o projeto Cinemas em Rede, que conecta salas universitárias desde 2012.




Conteúdo Original

2025-08-22 12:07:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE