Feminicídio vira caso de polícia e de política | Informe do Dia

A deputada estadual Renata Souza (PSOL) apresentou vários projetos de proteção às mulheres – Júlia Passos / Alerj A deputada estadual Renata Souza (PSOL) apresentou vários projetos de proteção às mulheresJúlia Passos / Alerj Publicado 22/08/2025 00:00 Nascida e criada




A deputada estadual Renata Souza (PSOL) apresentou vários projetos de proteção às mulheresJúlia Passos / Alerj

Nascida e criada no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio, negra e feminista, em 2024, a deputada Renata Souza (PSOL) foi chamada de “macaca” e ameaçada de morte. Destemida, ela aprofundou sua luta em favor dos direitos humanos. Atualmente preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj, e está empenhada em ajudar a diminuir a desigualdade de gênero e prestar apoio, acolhimento e orientação sobre os direitos das mulheres. Sem perder o foco no combate ao preconceito racial, hoje Renata está comprometida a combater o feminicídio. Em 2025, o número de vítimas desse crime cresceu 45% em comparação com o mesmo período de 2024, quando foram registrados 20 casos nos 57 municípios mapeados pelo Instituto Fogo Cruzado. Entre as vítimas mapeadas este ano até o momento, 76% foram vítimas fatais. Ao todo, 22 mulheres foram mortas e sete ficaram feridas. Em 2024, das 20 baleadas, 60% não sobreviveram: foram 12 mulheres mortas e outras oito feridas.

Construção põe em risco a fauna em Araras


Condomínio em Araras terá helicóptero compartilhado pelos moradoresDivulgação

Um gigantesco empreendimento imobiliário de luxo está sendo erguido em Araras, distrito de Petrópolis, na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. O local é recoberto por extensas áreas de Mata Atlântica e formadora de inúmeros riachos. No local está confirmado que terá um heliponto onde aeronaves poderão pousar e decolar colocando em risco a tranquilidade necessária para a preservação da fauna. Mais um ataque à natureza.

“IPVA em dia” pode ser prorrogado

O prazo para adesão ao Programa “IPVA em Dia” poderá ser estendido até 30 de novembro. É o que determina projeto dos deputados Luiz Paulo e Cláudio Caiado, ambos do PSD, que permite parcelamento dos débitos de 2025, que foi aprovado pela Alerj. A medida segue para sanção ou veto do governador Cláudio Castro.

Vítimas de violência doméstica não pagarão taxa de concurso

Mulheres que sofreram violência doméstica poderão ser isentas da taxa de inscrição em concursos públicos na administração estadual fluminense. O projeto de lei é do deputado Carlinhos BNH (PP). A isenção valerá nos cinco anos seguintes a concessão da medida protetiva ou da sentença condenatória.

PICADINHO

O MOVIRIO Festival 2025 apresenta o Balé Folclórico da Bahia hoje e amanhã, com o espetáculo “O Balé Que Você Não Vê”, no Teatro João Caetano. Praça Tiradentes, s/nº, Centro.

Com o tema “Literatura sem fronteiras: histórias dos subúrbios cariocas em diálogo com jovens da Zona Oeste”, a Festa Literária do Oeste do Rio (FLOR) acontece até amanhã.

Amanhã, o West Shopping, em Campo Grande, recebe posto de coleta do Hemorio, das 10h às 15h. Estrada do Mendanha, 555, Campo Grande.



Conteúdo Original

2025-08-22 00:00:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE