Prefeitura de Maricá promove visita educativa ao Aeroporto Municipal com alunos do projeto Guarda Mirim

Foto: Elsson CamposA Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã e em parceria com a Secretaria de Educação, promoveu nesta quinta-feira (21/08) uma visita educativa ao aeroporto municipal da cidade, com alunos do projeto Guarda



Foto: Elsson Campos

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã e em parceria com a Secretaria de Educação, promoveu nesta quinta-feira (21/08) uma visita educativa ao aeroporto municipal da cidade, com alunos do projeto Guarda Mirim. Participaram da atividade 30 estudantes do 5º ano da Escola Municipal Rita Sampaio Cartaxo, localizada em Itaocaia Valley, em mais uma etapa do programa que incentiva valores como disciplina, responsabilidade, respeito e cultura de paz entre crianças da rede pública.

Durante a visita, os alunos conheceram de perto o funcionamento da estrutura aeroportuária, dialogaram com profissionais da aviação e tiveram a oportunidade de explorar possíveis caminhos profissionais ligados ao setor. A ação também reforçou noções de segurança, cidadania e preservação ambiental.

“Essa visita técnica permite que eles vejam de perto um universo novo, despertar sonhos como ser piloto ou mecânico, e enriquecer muito a experiência formativa”, explicou Cléber Cardoso, inspetor da seção de projetos da Guarda Municipal.

O projeto Guarda Mirim atende atualmente estudantes com idades entre 9 e 12 anos, com encontros semanais em ambas as escolas. Os temas abordados envolvem desde educação para o trânsito e consciência ambiental até turismo histórico e prevenção da violência, sempre com linguagem acessível e dinâmica.

Frederico Ferreira, coordenador do Sistema de Atenção de Segurança Operacional (SGSCO) do aeroporto, destacou o papel do espaço na formação educativa das crianças. “Estamos abrindo as portas do aeroporto para a comunidade e, ao mesmo tempo, promovendo educação. Falamos com eles sobre segurança operacional, sobre não soltar balões, não apontar laser para aeronaves, e a importância de manter a área limpa. É uma troca muito produtiva”, completou.

A diretora da escola, Denise Correia, ressaltou o impacto da visita na vida dos alunos. “Essa experiência é marcante. Muitos nunca tiveram contato com esse ambiente. Ver aviões decolando, helicópteros pousando, pessoas embarcando. Isso amplia os horizontes e mostra novas possibilidades de futuro. É algo que eles vão levar para a vida toda”, disse.

A comandante da Guarda Municipal, Ana Aretuza, também enfatizou o valor educativo da ação. “Estamos formando cidadãos. Além de conhecerem o espaço, eles aprendem sobre os cuidados que devem ter com o entorno do aeroporto – como o descarte correto do lixo e os riscos do uso de pipas e balões próximos à pista. Tudo isso contribui para uma formação mais consciente”, declarou.

 

Foto: Elsson Campos
Foto: Elsson Campos
Foto: Elsson Campos
Foto: Elsson Campos
Foto: Elsson Campos
Foto: Elsson Campos

 

 



Conteúdo Original

2025-08-21 18:29:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE