Secretaria de Saúde de Niterói integra novos médicos à rede municipal – Prefeitura Municipal de Niterói

A Prefeitura de Niterói deu mais um passo importante na ampliação e qualificação da rede municipal de saúde. Na tarde desta terça-feira (19), o prefeito Rodrigo Neves e a secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, receberam, no auditório da Policlínica


A Prefeitura de Niterói deu mais um passo importante na ampliação e qualificação da rede municipal de saúde. Na tarde desta terça-feira (19), o prefeito Rodrigo Neves e a secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, receberam, no auditório da Policlínica Regional Dr. Sérgio Arouca, novos médicos que irão atuar no município. A chegada dos profissionais reforça o compromisso da gestão em ampliar e aperfeiçoar o atendimento à população.

Acompanhado da vice-prefeita Isabel Swan, o prefeito Rodrigo Neves agradeceu a todos os médicos que passaram a integrar a rede e destacou iniciativas já implementadas este ano pela gestão, como a nova Maternidade Alzira Reis, a entrega das obras das Policlínicas Sergio Arouca e de Piratininga, e do Laboratório Miguelote Viana, além do programa Fila Zero, em parceria com o setor privado.

“Hoje foi um dia muito emocionante porque a gente recebeu mais médicos para a Rede Municipal de Saúde. Eu gostaria de agradecer e dar as boas-vindas a todos esses profissionais, a todos os médicos. Eu disse que ia contratar mais 200 médicos em quatro anos, e nós estamos no mês de agosto concluindo a contratação de mais de 260 médicos para melhorar a saúde. Esses médicos vão para os postos de saúde e policlínicas, para a gente ter, cada vez mais, um sistema de saúde em Niterói que seja um orgulho, uma referência e que trate as pessoas com acolhimento e humanidade”, disse o prefeito.

Os novos médicos vão atuar em 19 especialidades médicas distintas, reforçando a Rede Especializada Ambulatorial em áreas como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, mastologia, clínica geral, nefrologia, neuropediatria, ortopedia, pneumologia, colposcopia, patologia, reumatologia, urologia, genética médica, emergência, dermatologia e infectologia. Do total, nove profissionais serão direcionados ao Serviço de Atenção Especializada (SAE) em HIV/Aids e Hepatites Virais, atuando nos serviços de prevenção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

A secretária municipal de Saúde destacou a importância da chegada desses profissionais para a ampliação da capacidade de atendimento e a redução das filas por consultas especializadas.

“O encontro foi uma oportunidade de conhecer e dar boas-vindas para esses profissionais que vão compor o quadro da secretaria. Essa é mais uma entrega de um conjunto de iniciativas com o objetivo de fortalecer, ampliar e qualificar os serviços de saúde em toda a rede municipal”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows.

Moradora de Niterói, a médica nefrologista Juliana Maia, 41 anos, foi contratada para trabalhar na Policlínica de Piratininga e comentou sobre a oportunidade e a demanda da rede por especialistas.

“Eu descobri essa oportunidade através de um grupo de nefrologistas do Rio de Janeiro e fiz a inscrição no processo seletivo. Achei muito bom ter essa oportunidade em Niterói, porque com certeza estavam com demanda e necessidade de especialista. A nefrologia é uma especialidade um pouco mais escassa”, contou.

O reumatologista Wilson Oliveira da Rocha, 53 anos, vai trabalhar na Policlínica do Barreto e falou sobre sua satisfação como profissional em atuar na rede pública de saúde.

“Eu particularmente gosto muito de atender a atenção básica. É um trabalho muito gratificante em que você consegue melhorar muito a vida das pessoas. Você faz a diferença na vida das pessoas. Isso é o que mais me encanta. Uma população carente que precisa e não tem acesso ao especialista, como eu, por exemplo, um reumatologista. Então, dar essa oportunidade para a pessoa que precisa e ver aquele brilho nos olhos da pessoa é uma coisa muito gratificante”, destacou o especialista.

Reforço contínuo na saúde pública

Em abril deste ano, a Prefeitura já havia contratado outros profissionais da área da saúde, incluindo psiquiatras e médicos que passaram a atuar no SAMU, no Programa Médico de Família e na Central de Regulação. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em ampliar e aperfeiçoar o atendimento à população.

Fila Zero

Lançado no último dia 14 de julho, o programa Fila Zero é uma iniciativa que visa ampliar o acesso da população que utiliza a rede pública a exames na rede privada e eliminar o tempo de espera por atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). O programa prevê a realização de exames por meio da contratação de entidades privadas ou sem fins lucrativos, utilizando uma tabela emergencial de complementação financeira dos valores praticados pelo SUS.

Centro de Exames, Imagens e Especialidades

A Prefeitura de Niterói vai criar um Super Centro de Exames, Imagens e Especialidades na Região Oceânica para ampliar o acesso da população a exames de tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografia, ecocardiograma, mamografia e raio-X, além de análises laboratoriais. A previsão é de que sejam realizados sete mil procedimentos por mês. A nova unidade será instalada na Avenida Francisco da Cruz Nunes, em um prédio onde funcionou um hospital privado. O processo de desapropriação do imóvel está sendo conduzido pela Procuradoria Geral do Município (PGM).  

Foto: Evelen Gouvêa 



Conteúdo Original

2025-08-19 17:52:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE