Prefeitura de Maricá realiza roda de conversa cantada sobre Darcy Ribeiro durante a Semana do Patrimônio

Foto: Elsson CamposA Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e Utopias, realizou nesta quarta-feira (20/08) uma roda de conversa cantada com o tema “Darcy Ribeiro e Maricá”, no teatro do Centro de Artes e Esportes



Foto: Elsson Campos

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e Utopias, realizou nesta quarta-feira (20/08) uma roda de conversa cantada com o tema “Darcy Ribeiro e Maricá”, no teatro do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro da Mumbuca. A atividade integrou a programação da I Semana do Patrimônio, promovida pelo Núcleo de Patrimônio Cultural da secretaria, que reúne exposições, rodas de conversa, dança, exibições de filmes, ateliês abertos e aulas experimentais até o dia 23/08, em toda a cidade.

O encontro contou com a participação da professora e escritora Rita Rosa e do cantor e compositor Ronaldo Valentim, que, através de música e diálogo, apresentaram reflexões sobre a trajetória de Darcy Ribeiro, ressaltando a relevância do professor para o Brasil e os vínculos construídos com Maricá.

“É uma maneira de manter viva a memória, de mostrar às pessoas a história de Darcy, que muitas delas não conhecem. É muito importante estudarmos o passado, para entendermos o presente e fazermos um futuro melhor”, destacou Rita Rosa.

Já Valentim compartilhou com os participantes composições próprias inspiradas em Darcy e no município. “Falamos sobre Darcy Ribeiro porque ele tem uma relevância muito grande para o Brasil e Maricá o abraça com muita gratidão. Fiz essa música para que a memória dele fique para a eternidade e para que os jovens saibam quem foi ele”, comentou.

A coordenadora do CRAS do CEU, Kally Ebrenz, foi uma das participantes e relembrou a relação pessoal com o antropólogo, além de enfatizar a importância da atividade. “Darcy era amigo da minha família, foi maravilhoso. A dinâmica explicou e apresentou os museus e a história, mostrou que Maricá valoriza a arte”, disse.

“O objetivo do evento é fomentar as atividades culturais da cidade e mostrar para os nossos cidadãos a importância de estarem integrados ao nosso patrimônio cultural. A cultura é feita por cada um de nós”, concluiu a museóloga Isis Macedo, diretora da Casa de Cultura e gerente da Secretaria de Cultura e Utopias.

 

Foto: Elsson Campos
Foto: Elsson Campos
Foto: Elsson Campos
Foto: Elsson Campos
Foto: Elsson Campos
Foto: Elsson Campos



Conteúdo Original

2025-08-20 16:50:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE