Unidades de Saúde da Família de Maricá realizaram mais de 37 mil atendimentos individuais em julho

Foto: Cauã SantanaA Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou 37.224 atendimentos individuais nas Unidades de Saúde da Família (USF) dos quatro distritos da cidade no mês de julho, o que evidencia os investimentos contínuos



Foto: Cauã Santana

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou 37.224 atendimentos individuais nas Unidades de Saúde da Família (USF) dos quatro distritos da cidade no mês de julho, o que evidencia os investimentos contínuos na qualificação e reestruturação dos serviços de Atenção Primária. No último mês, ocorreram 15.905 consultas médicas, 14.456 de outros profissionais de nível superior (como enfermeiros), assim como 8.863 acolhimentos a demandas espontâneas nesses espaços.

Em outra frente, no período, as visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde e de outros profissionais de nível médio também foram fortalecidas, chegando a 38.379 em todo o município. Também foram destaque: as atividades educativas e orientações em grupo, com 1.689 serviços desse tipo oferecidos nas USF em julho.

Atualmente, Maricá conta com 29 USF, distribuídas nos quatro distritos da cidade, com 59 equipes de saúde da família, 31 de saúde bucal, 10 equipes multiprofissionais (e-multi), além de 1 equipe de saúde indígena e 1 responsável pelo Consultório na Rua. Com isso, são acolhidas as demandas de Atenção Primária à Saúde de 235.723 pessoas, o que mostra a ampla adesão da população ao sistema.

O secretário de Saúde, Marcelo Velho, pontuou a importância das Unidades de Saúde da Família para promover qualidade de vida.

“O trabalho das equipes das Unidades de Saúde da Família é essencial para garantir a promoção da saúde e o bem-estar da população. Somente no mês de julho, realizamos mais de 30 mil atendimentos nas unidades dos quatro distritos da cidade, mostrando a força dessa rede. Esse resultado reforça nosso compromisso em ampliar o acesso, qualificar os serviços e estar cada vez mais próximo dos moradores”, ressaltou.

A subsecretária de Promoção e Atenção Primária à Saúde, Regina Ferreira, garantiu que as USF são a porta de entrada para os atendimentos, fortalecendo o bem-estar.

“As USF têm um papel essencial no cuidado integral e na proximidade com as famílias, pois oferecem os atendimentos primários e orientações que muitas vezes evitam problemas maiores. O volume de mais de 30 mil atendimentos em julho revela a confiança da população nesse serviço. Seguiremos ampliando esse acesso e fortalecendo a promoção da saúde em toda a cidade”, acrescentou.

Reestruturação da Atenção Primária

Atualmente, está em andamento o processo de reestruturação e qualificação dos serviços da Atenção Primária à Saúde, o que inclui melhorias físicas das USF, a readequação dos territórios atendidos por cada uma e a otimização da assistência oferecida em cada uma. Como parte desse processo, já foram inauguradas a USF Josefa Xavier Leal (São Bento da Lagoa), em Itaipuaçu, além da Unidade Indígena Berta Ribeiro, na Aldeia Céu Azul, no Espraiado.

Além disso, está em andamento a construção de novas unidades de Atenção Primária nos bairros Jardim Atlântico, Caxito e Condado, aproximando serviços essenciais, como atendimento multiprofissional, vacinação e curativos, aos moradores dessas regiões. Também estão em andamento capacitações contínuas para os profissionais que atuam nas USF e está projetado o crescimento progressivo das equipes de saúde da família.

Como parte dessa estratégia, recentemente, todas as USF passaram a realizar eletrocardiogramas; foi adotada uma nova abordagem de abertura das USF aos sábados, com o funcionamento de todas as unidades de um distrito específico a cada sábado; e as equipes multiprofissionais (e-multi) foram ampliadas.



Conteúdo Original

2025-08-19 09:54:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE