Nesta segunda-feira (18), o podcast New Balls Please, apresentado pelo jornalista Fernando Nardini e pelo comentarista, autor, palestrante e ex-tenista Fernando Meligeni, abordou dois personagens. E um deles foi João Fonseca, que alcançou, a três dias de completar 19 anos, o melhor ranking da carreira: 44º.
➡️ Sinner desiste, e Alcaraz é campeão em Cincinnati
➡️ Algoz de João Fonseca celebra semana dos sonhos
➡️ Um dos maiores da história, Sampras faz 54 anos: vídeo
O 65º programa do NBP começou com uma homenagem e foi dedicado à memória de Flávio Alves, cunhado de Meligeni, que faleceu na sexta-feira, aos 59 anos, vítima de um AVC.
– Fica aqui o agradecimento a todos que foram, que mandaram mensagens – agradeceu Fininho.
Ex-número 25 do mundo, ranking alcançado em outubro de 1999, ano em que chegou à semifinal de Roland Garros, o ídolo brasileiro comentou sobre o momento de João Fonseca:
– Estamos num momento muito difícil de debates no Brasil. Um tenista é uma empresa e cada departamento tem que evoluir: mentalmente, fisicamente e tecnicamente. E você elogiar ou criticar não tem nada a ver em colocá-lo num macro, de que ele é um grande jogador ou ele é um jogador ruim – contou Meligeni.
O campeão pan-americano de 2003, em Santo Domingo, continuou:
– Quando você faz uma crítica ou um elogio, na minha opinião, está colocando sob o prisma do torneio. O tenista não pode ser analisado por uma vitória ou uma derrota, porque a gente perde toda semana. Ele tem que ser analisado por um contexto total. E o contexto total tem Buenos Aires, Camberra, Phoenix e também tem derrotas que ele vem sofrendo. E, dentro desse contexto geral, é o 44º do mundo, chegando ao ranking do Flávio Saretta, e já passou Ricardinho Mello e André Sá. É um número muito grande, muito relevante. Hoje ele é 44 e ninguém deu ponto pra ele de graça. No tênis, a gente aprendeu que ninguém é bom ou ruim amanhã. É hoje. É um ranking muito relevante, é um momento muito relevante – observou Meligeni.
Para assistir a todo o programa, clique aqui.
João Fonseca treina no US Open
Também nesta segunda-feira, o pupilo do técnico Guilherme Teixeira, da Yes Tennis, no Itanhangá Golf Club, treinou em uma das principais quadras do US Open, que começa no próximo domingo, em Nova York. O parceiro de treino do brasileiro foi um de seus algozes na temporada, o anfitrião Taylor Fritz, número 4 do mundo. Em junho, o americano venceu o brasileiro na grama do ATP 250 de Eastbourne, na Inglaterra.
Veja o vídeo abaixo:
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Ranking ao chegar aos 19 anos:
Rafael Nadal – 5
Carlos Alcaraz – 9
Jannik Sinner – 15
Roger Federer – 40
João Fonseca – 44
Andy Murray – 46
Novak Djokovic – 63
Gustavo Kuerten – 270