Rio – Os golpes cometidos por estelionatários que se passam por falsos advogados no estado do Rio de Janeiro serão investigados por um núcleo de crimes cibernéticos inaugurado nesta quinta-feira (14). O setor vai funcionar na Cidade da Polícia, na Zona Norte. A informação foi confirmada pelo Departamento Geral de Polícia Especializada, da Polícia Civil, em conjunto com a Seccional Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ). Durante a cerimônia de posse da nova Comissão, o órgão também anunciou uma cartilha de combate ao golpe do falso advogado.
fotogaleria

O documento dá dicas e orientações para que o cidadão ou a cidadã evitem de serem vítimas desse tipo de fraude, que acontece quando criminosos se passam por advogados para persuadir as pessoas a fornecer dados pessoais e realizar pagamentos.
Em julho, o DIA publicou uma reportagem alertando que, somente em 2025, a OAB-RJ já recebeu mais de 600 denúncias sobre esse tipo de golpe, que tem contado até com uso de inteligência artificial para reproduzir a voz e a imagem dos verdadeiros profissionais.
“Esta comissão se volta para um problema muito grave que a Ordem vem trabalhando desde janeiro, por meio da nossa corregedoria, com 52 delegados, recebendo denúncias, fazendo contatos com o Ministério Público e com o Tribunal de Justiça. Infelizmente, nós ainda temos visto que advogados e advogadas continuam sendo afetados. Então, precisamos debater este tema e avançar de maneira efetiva contra estes criminosos”, disse a presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio.
“Nós estamos fortalecendo o enfrentamento aos crimes digitais, que acontecem de forma virtual, e conseguimos avançar na criação de uma divisão. Estamos fazendo uma seleção na Academia de Polícia dos melhores policiais, com expertise nesse tipo de crime. Com a criação desse núcleo, nós vamos centralizar as informações desse tipo de fraude e vamos dar uma resposta à altura”, afirmou odelegado André Neves, diretor do Departamento Geral de Polícia Especializada.
Também participaram do evento a vice-presidente da OAB-RJ, Sylvia Drumond; a presidente da Comissão Especial de Combate ao Golpe do Falso Advogado, Luciana Pires, o presidente da Comissão dos Juizados Especiais da Seccional, Carlos Guedes; a presidente do Ibrapej (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Educação Jurídica), Carolina Lima; a diretora-geral de Polícia da Capital, delegada Raíssa Celles; a delegada da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, Luciana Fonseca; e o juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, João Felipe Mourão.
Para localizar a cartilha e fazer o download, acesse o menu principal do Portal da OAB-RJ , selecione a aba “Publicações” e clique em “Cartilhas Temáticas” ou “Publicações”.
2025-08-14 18:33:00