aplicativo ajuda a proteger usuário e a combater roubo de celular

Em 2024, o Brasil registrou 917.748 roubos e furtos de celulares, segundo o último Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Apesar de representar uma queda de 13,4% em relação ao ano anterior, o número ainda é alto e preocupa por outro


Em 2024, o Brasil registrou 917.748 roubos e furtos de celulares, segundo o último Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Apesar de representar uma queda de 13,4% em relação ao ano anterior, o número ainda é alto e preocupa por outro motivo, além do próprio ato de violência e a perda de um bem: as informações pessoais e dados sensíveis que estão armazenados nos aparelhos.

Para enfrentar esse problema, o Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou o Celular Seguro, aplicativo gratuito que ajuda a prevenir e combater roubos e furtos em todo o país. A ferramenta permite bloquear rapidamente aplicativos financeiros e bancários, auxiliar no rastreamento pela polícia e, se necessário, inutilizar completamente o aparelho, dificultando a revenda no mercado ilegal.

A ferramenta, compatível com qualquer aparelho, atua em três frentes: Restrição de aparelhos, que ajuda a evitar que o celular seja vendido; Modo Recuperação, com o bloqueio da linha telefônica e das contas vinculadas às instituições parceiras, oferecendo a oportunidade de recuperação do celular; e o Modo Bloqueio Total, que praticamente inutiliza o aparelho.

Ao acessar o aplicativo, há uma área de pesquisa chamada “Celulares com restrição”, onde a pessoa informa o número IMEI e consegue saber se há alguma restrição ou não.

No Modo Recuperação, o usuário pode bloquear a linha telefônica e as contas vinculadas às instituições parceiras (como bancos) sem desativar o IMEI do aparelho. Caso alguém insira um novo chip, o celular receberá uma mensagem informando que o telefone é roubado e orientando a pessoa a procurar uma Delegacia de Polícia para regularizar a situação.

Já o Modo Bloqueio Total, como o nome sugere, impede o uso de um celular roubado ou furtado. Ele desativa completamente a linha telefônica, as contas vinculadas às instituições parceiras e o IMEI do aparelho. Neste caso, o celular não pode mais se conectar a qualquer rede de telecomunicação, tornando-se inutilizável mesmo com a troca do chip.

A escolha de uma das ações dependerá da possibilidade de recuperação do celular ou mesmo do nível de informações contidas nele.

Como utilizar os recursos?

Para baixar o aplicativo, basta acessar a Play Store (Android) ou Apple Store (IOS/Iphone), escrever “Celular seguro” e clicar em Instalar. O cadastro pode ser feito a partir do login e senha vinculados ao Gov.br. Depois disso, cadastre os números de celular que estão registrados no seu nome e cadastre também as pessoas de confiança. Essa última etapa é importante porque é a partir desses números que será possível emitir alertas e bloquear o celular em caso de perda ou roubo.

Ao baixar o aplicativo, o cidadão também contribui para o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição, ferramenta que dificulta a venda ilegal de aparelhos e ajuda a combater o crime organizado.



Conteúdo Original

2025-08-14 01:00:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE