A Prefeitura de Niterói participou da abertura oficial da Rio Innovation Week 2025 (RIW), maior conferência global de Inovação e Tecnologia, no Pier Mauá, no Centro do Rio, nesta terça-feira (12).
O prefeito Rodrigo Neves destacou o papel de Niterói de buscar o protagonismo tecnológico no Brasil, com investimentos de mais de R$ 20 milhões em pesquisa científica, R$ 5 milhões em aceleração de start-ups e a criação, ano que vem, do Distrito de Inovação, na Cantareira, o primeiro distrito “figital” do país, que combina as experiências físicas e digitais num só lugar.
“Nossa participação na Rio Innovation Week mostra que Niterói não é coadjuvante nesse processo. Temos o compromisso com a população de transformar Niterói em uma cidade cada vez mais inteligente, fazendo a transição da economia do petróleo, que é passageira, para a economia do futuro, que passa por soluções modernas e sustentáveis. Para isso, incentivamos o ensino inovador e a economia criativa, com um ambiente fértil para parcerias que impulsionam o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população”, declarou o prefeito Rodrigo Neves.
A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia de Niterói (SMICTI), Juliana Benício, participou da abertura oficial do evento, ao lado do governador Cláudio Castro, do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e de outras autoridades.
“O prefeito Rodrigo Neves enxerga a inovação de uma maneira muito estratégica, de reposicionamento econômico para o futuro. A inovação será um processo indissociável da sobrevivência no mercado. Para isso, precisamos preparar nossos agentes econômicos para essa transformação. Niterói vai dar trabalho nessa corrida tecnológica para o bem do Brasil”, explicou Juliana.
A secretária também participou da assinatura de um contrato de parceria com a Universidade Federal do Amapá, que adquiriu grande expertise nos estudos e projetos sobre a exploração sustentável de óleo e gás com foco na Margem Equatorial, considerada a maior reserva de petróleo do país.
O secretário executivo da Prefeitura, Felipe Peixoto, destacou que participa da RIW desde a primeira edição, em 2022, e acompanha de perto a evolução do evento.
“Este ano, à frente da Secretaria Executiva da Prefeitura de Niterói, participo de três painéis. É uma oportunidade de mostrar como políticas públicas bem estruturadas podem transformar realidades e preparar as cidades para o futuro. Niterói é uma cidade que tem se destacado por integrar tecnologia, sustentabilidade e inclusão social”, afirmou Felipe Peixoto.
No stand institucional da Prefeitura de Niterói, no Armazém Cobra, no Pier Mauá, serão apresentados até sexta-feira (15) painéis sobre as experiências bem sucedidas da cidade, como a Plataforma Urbana Digital (PUD), que leva tecnologia e lazer às comunidades e qualifica os jovens para o mercado de trabalho; o Acelera Niterói, que oferece suporte e financiamento a projetos empreendedores com foco em inovações para a saúde pública, cultura, recursos marinhos, tecnologia da informação e comunicação; transição energética e descarbonização; e a modernização da drenagem urbana, com inspeção robótica de sensores inteligentes e georreferenciamento, garantindo um diagnóstico preciso da rede pluvial e dos corpos hídricos urbanos.
O secretário de Economia Criativa e Ações Estratégicas, André Diniz, destacou que a própria criação da secretaria demonstra a importância que o prefeito Rodrigo Neves dá ao setor.
“Essa é uma secretaria que comporta várias outras secretarias, num trabalho de parceria e com muita força para incentivar a economia criativa. Temos dois braços fortes que o prefeito pediu para a cidade: o incentivo ao setor de audiovisual e ações de recuperação de patrimônio histórico da cidade’, explicou André Diniz.
Uma das apresentações no stand da Prefeitura foi da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (CLIN), que qualificou o serviço de coleta seletiva, gerando inclusão social.
“Continuamos inovando com o objetivo de diversificar as modalidades de coleta seletiva, pois, assim, conseguimos alcançar mais pessoas que entendam a importância da reciclagem. Além de ser sustentável, proporciona dignidade e segurança no trabalho dos catadores cooperativados. A inovação é o futuro e a sustentabilidade garante que tenhamos futuro”, conclui Acílio Borges, presidente da Clin.
RIW Niterói Experience – No dia 15 de agosto, às 10h, o Teatro Popular Oscar Niemeyer recebe o RIW Niterói Experience, um encontro voltado a stakeholders, empreendedores e profissionais de tecnologia da cidade, com destaque para uma palestra magna com Ian Beacraft, referência global em inteligência artificial, futuro do trabalho e inovação estratégica.
Com mais de uma década atuando na vanguarda da transformação digital, Ian Beacraft é conhecido por sua abordagem provocadora e acessível sobre o impacto das tecnologias emergentes na sociedade, nos negócios e na criatividade humana.
Essa é uma oportunidade única para quem quer entender o presente e cocriar o futuro, conectando-se com tendências globais e com o ecossistema local de inovação.
Foto: Claudio Fernandes
2025-08-12 20:25:00