Rio Innovation Week 2025 começa no Píer Mauá com o tema ‘Um olhar através da ética’

O Píer Mauá foi palco nesta terça-feira (12) da abertura oficial do Rio Innovation Week 2025, que já em suas primeiras horas confirmou a expectativa de se consolidar como a maior Conferência Global de tecnologia e inovação. Com o tema


O Píer Mauá foi palco nesta terça-feira (12) da abertura oficial do Rio Innovation Week 2025, que já em suas primeiras horas confirmou a expectativa de se consolidar como a maior Conferência Global de tecnologia e inovação. Com o tema “Um olhar através da ética”, a quinta edição do evento propõe uma reflexão sobre a influência da tecnologia em uma sociedade cada vez mais digitalizada.

O objetivo é promover discussões que aprofundem a visão crítica e a análise dos impactos da inovação no desenvolvimento humano, responsável e inclusivo. Na abertura oficial, a Diretora Executiva do Rio Innovation Week, Bruna Reis, destacou que a edição deste ano amplia espaços com a proposta de estimular novas ideias.

“Conectamos mundos diferentes, o local e o global. Colocamos lado a lado um prêmio Nobel da Paz e um influenciador, uma atleta olímpica e um ativista indígena, um músico e um especialista em inteligência artificial. Toda essa multiplicidade intelectual serve para descobrir o que pode nascer desses encontros. Aqui temos música, arte, ciência, network, movimento de ideias e de negócios. Queremos que o público saia com novas ideias na cabeça”, afirmou.

Números do Rio Innovation Week

Os números do evento foram apresentados pelo presidente do comitê organizador do Rio Innovation Week, Fábio Queiróz.

“A consolidação do Rio de Janeiro como polo de tecnologia e inovação é uma realidade. Nosso papel é compreender o avanço da tecnologia através de um olhar ético. O ser humano precisa estar no comando, respeitando a privacidade. As empresas presentes devem manter essa visão. Nossa bússola é não esquecer o passado, viver e se adaptar ao presente e olhar para o futuro”, disse.

Nessa linha, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou que a prefeitura se tornará investidora-anjo de startups que desenvolvam serviços digitais para facilitar a rotina dos cidadãos.

“Queremos colocar o Rio na rota global da tecnologia para melhorar a vida da nossa gente”, afirmou. Paes também adiantou que o Rio Innovation Week será palco de uma experiência para que empresas testem tecnologias de forma livre, buscando soluções para trazer inteligência urbana à cidade.

Governador traça meta de negócios

O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), afirmou que a expectativa para este ano é movimentar mais de R$ 4 bilhões em negócios.

“Nossa missão é transformar o potencial que o Rio de Janeiro tem em uma marca forte, reconhecida e valorizada no mundo inteiro. O RIW é a prova de que podemos empregar o que temos de mais genuíno e traduzir em oportunidades, negócios e conexões globais. Na nossa gestão, a inovação é uma busca constante. Hoje, temos orgulho de ocupar o segundo lugar no ranking dos estados mais digitais do Brasil e de termos conquistado, neste ano, o Prêmio de Inovação em Gestão Pública”, destacou.

A cerimônia de abertura também contou com a presença de secretários estaduais e municipais, além de parceiros e apoiadores da conferência. O evento, que acontece até sexta-feira, 15, reúne especialistas globais, executivos de grandes empresas, representantes do poder público e acadêmicos para discutir como a inteligência artificial pode transformar setores inteiros, da saúde ao marketing, com ética, inovação e impacto social.

Na edição 2025, o Rio Innovation Week ampliou sua estrutura em 20%, com 90 mil m² dedicados à criação, ao debate e à inspiração. Ao todo, 40 palcos simultâneos receberão mais de 400 expositores, 2 mil startups e cerca de 185 mil visitantes são esperados.





Conteúdo Original

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE