A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, acolheu 836 demandas por serviços de Atenção Primária da população no último sábado (09/08), durante o funcionamento de todas as Unidades de Saúde da Família (USF) do distrito de Ponta Negra. Na ocasião, estiveram abertas, das 8h às 14h, as USF Barra, Guaratiba, Marinelândia (Cordeirinho), Espraiado, Bambuí e Ponta Negra, disponibilizando atendimento médico, de enfermagem, odontológico, assim como vacinação contra diversas doenças, atualização de cadastros, visitas domiciliares e outras ações de promoção ao bem-estar.
A mobilização integra a nova estratégia de abertura das USF aos sábados, que passaram a atender de forma distrital nesse dia. Com isso, a cada sábado, todas as unidades de Atenção Primária de um distrito específico estarão abertas, ampliando o acesso dos moradores a iniciativas essenciais e que promovem qualidade de vida.
Neste sábado (16/08), devido às celebrações da padroeira do município, Nossa Senhora do Amparo, não haverá atendimento nas USF. No sábado seguinte (23), as unidades do distrito 3 – Inoã estarão funcionando das 8h às 14h para atender às demandas da população, com vacinação, consultas multiprofissionais, curativos, dentre outras ações. São elas: USF Inoã 1; USF Inoã 2; USF Chácara de Inoã, USF São José 1; USF São José 2; USF Santa Paula e USF Carlos Alberto Soares de Freitas (MCMV de Inoã).
O secretário de Saúde, Marcelo Velho, garantiu que a nova metodologia de funcionamento das unidades de Atenção Primária aos sábados contribui para o bem-estar da população.
“A estratégia de funcionamento das Unidades de Saúde da Família aos sábados, de forma distrital, tem se mostrado um sucesso. Ao oferecer serviços essenciais, como consultas multiprofissionais, vacinação e curativos, ampliamos o acesso da população à saúde e fortalecemos a prevenção de doenças. Essa iniciativa reforça nosso compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores de Maricá”, afirmou.
Para Regina Ferreira, subsecretária de Promoção e Atenção Primária à Saúde, a iniciativa aproxima os serviços aos moradores e qualifica as ações preventivas nos quatro distritos.
“A abertura das Unidades de Saúde da Família aos sábados aproxima os serviços da população e qualifica as ações preventivas nos quatro distritos. Essa estratégia amplia o acesso, fortalece a promoção da saúde e garante um cuidado mais próximo e contínuo para os moradores”, acrescentou.
Cronograma de funcionamento das USF aos sábados
16/08 – Unidades não abrirão
23/08 – 3º distrito (Inoã)
USFs: Inoã 1, Inoã 2, Chácara de Inoã, Carlos Alberto Soares de Freitas (MCMV) de Inoã, São José 1, São José 2 e Santa Paula.
30/08 – 4º distrito (Itaipuaçu)
USFs: Recanto, Josefa Xavier Leal (São Bento da Lagoa), Barroco, Jardim Atlântico, Milton dos Santos (Itaocaia Valley), Carlos Marighella (MCMV) e Santa Rita.
06/09 – 1º distrito (Centro)
USFs: Central, Bairro da Amizade, Elenir Umbelino de Mello (Flamengo), Mumbuca, Ponta Grossa, ACS Nathan Figueiredo (Saco das Flores), Retiro e Ubatiba.
13/09 – 2º distrito (Ponta Negra)
USFs: Ponta Negra, Marinelândia (Cordeirinho), Guaratiba, Bambuí, Espraiado e Barra.
20/09 – 3º distrito (Inoã)
USFs: Inoã 1, Inoã 2, Chácara de Inoã, Carlos Alberto Soares de Freitas (MCMV) de Inoã, São José 1, São José 2 e Santa Paula.
27/09 – 4º distrito (Itaipuaçu)
USFs: Recanto, Josefa Xavier Leal (São Bento da Lagoa), Barroco, Jardim Atlântico, Milton dos Santos (Itaocaia Valley), Carlos Marighella (MCMV) e Santa Rita.
2025-08-12 17:17:00