Maioria dos brasileiros diz que Lula falhou no tarifaço — e não merece reeleição, mostra pesquisa Ipsos-Ipec

A maioria dos brasileiros não só rejeita a ideia de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez tudo o que podia para evitar o tarifaço de Donald Trump, como também não quer nem cogitar sua reeleição. É o


A maioria dos brasileiros não só rejeita a ideia de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez tudo o que podia para evitar o tarifaço de Donald Trump, como também não quer nem cogitar sua reeleição. É o que revela a pesquisa Ipsos-Ipec, realizada com 2 mil pessoas em 132 municípios e divulgada nesta semana.

Diante do tarifaço, Lula parece ter adotado uma estratégia controversa: deixar a crise se aprofundar para, então, tentar capitalizar politicamente sobre ela. Mas a tática do “quanto pior, melhor” — que mira a recuperação de sua popularidade em meio ao desgaste — não tem convencido a maioria dos brasileiros, que enxergam omissão e calculismo onde deveria haver diplomacia.

Segundo o levantamento realizado entre 1º e 5 de agosto, 51% dos brasileiros discordam que Lula fez tudo o que podia para evitar o tarifaço de 50% imposto por Donald Trump sobre produtos brasileiros. Apenas 41% acreditam que o presidente fez tudo o que podia sobre o tema.

A percepção de omissão é agravada pelo fato de que o presidente descartou negociar diretamente com Trump na véspera da entrada em vigor das tarifas, mesmo após o líder americano afirmar publicamente que estaria aberto ao diálogo.

A resposta do governo veio em forma de pronunciamentos e promessas de planos de contingência, como concessão de crédito e aumento de compras governamentais. Mas, para muitos, a reação foi tardia e insuficiente — além de contribuir para aumentar ainda mais o rombo fiscal.

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Rejeição à reeleição cresce: 62% dizem ‘não’ a Lula em 2026

O desgaste político é evidente. A mesma pesquisa aponta que 62% dos brasileiros acreditam que Lula não deveria tentar a reeleição em 2026. O dado é ainda mais simbólico quando se observa que até entre os eleitores do presidente, 30% são contrários a um novo mandato. A rejeição se estende às camadas mais pobres, onde metade dos entrevistados também desaprova a ideia de reeleição.

Aposta na soberania e retórica nacionalista não convence

Lula tem tentado capitalizar politicamente o embate com os EUA, reforçando discursos sobre soberania nacional e independência dos poderes. Mas a retórica não tem surtido o efeito desejado. A percepção de que o presidente preferiu o enfrentamento simbólico à negociação direta tem alimentado críticas de que ele estaria mais preocupado em construir uma narrativa eleitoral do que em proteger os interesses econômicos do país.

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O preço da estratégia: empregos, exportações e confiança em jogo

Enquanto o governo prepara medidas paliativas, setores produtivos como o petroquímico, celulose e cacau já sentem os impactos da sobretaxa. Empresários e governadores cobram ações concretas, e o clima é de apreensão.

A aposta de Lula em se posicionar como vítima de uma agressão externa pode ter efeito reverso: consolidar a imagem de um líder que falhou em proteger o país quando mais precisava.

Se a estratégia era transformar a crise em trampolim político, os números mostram que Lula pode ter mergulhado de cabeça — sem água na piscina.

 



Conteúdo Original

2025-08-12 15:21:00

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